Quantcast
ESPECIAL QUEIJOS

Queijos Santiago: “Para o segundo semestre de 2016 estamos a preparar o lançamento de vários novos produtos”

Para o Especial Queijos que estamos a publicar esta semana em exclusivo no online entrevistamos João Santiago, CEO dos Queijos Santiago que avaliou o setor e deixou no ar novos lançamentos para o segundo semestre de 2016.

João Santiago QS

João Santiago, CEO dos Queijos Santiago

Como avalia o setor dos queijos nestes primeiros meses de 2016?
O setor dos queijos em Portugal tem evoluído de forma interessante. Nos últimos meses registámos uma tendência de crescimento em quantidade bastante positiva. É certo que contribuiu em grande parte uma atividade promocional bastante intensa, a par de uma deflação no preço dos mesmos.

Quais as novidades que têm estado a apresentar no mercado e o que vão apresentar em breve?

A Queijos Santiago tem quase 100 anos de história e tem como valores base a tradição, portugalidade e o sabor, sempre associados à inovação. Temos mais de 60 referências no mercado nos segmentos de queijo fresco e queijo curado. Somos líderes de mercado no segmento de queijo fresco, mas continuaremos a surpreender o consumidor. A surpreender e a responder às necessidades de consumo dos Portugueses. Em Fevereiro de 2016 lançámos o novo Queijo Fresco Sem Lactose, 100% natural.

Na gama de curados, acabámos de apresentar uma nova gama de queijos de ovelha da região de Azeitão. Produzidos a partir de leites selecionados dos pastos da Serra da Arrábida, os Queijos Santiago de Azeitão conjugam os métodos tradicionais às mais modernas técnicas de fabrico. A gama de queijos de ovelha de Azeitão da Queijos Santiago inclui três produtos: o Queijo de Azeitão DOP, o Requeijão de Ovelha Divinus e o Queijo Amanteigado de Ovelha Divinus. A qualidade do leite de ovelha associada ao know how centenário da Queijos Santiago, fazem dos queijos de ovelha de Azeitão uma proposta de sabores e experiências únicas. Para o segundo semestre de 2016 estamos a preparar o lançamento de vários novos produtos, um deles, bastante inovador e pioneiro no mercado Português dos queijos.

Uma das grandes tendências do agroalimentar são os produtos saudáveis. O que pensa desta tendência? Aplica-se na vossa categoria?

Os portugueses preocupam-se, cada vez mais, com a alimentação, optando por soluções equilibradas e saudáveis. Enquanto líder de mercado no segmento de queijo fresco, a Queijos Santiago tem um papel decisivo nesta tendência. O Queijo Fresco Magro Santiago é rico em proteína e pobre em hidratos de carbono e gordura. O leite utilizado na produção dos Queijos Frescos Santiago é de origem 100% nacional e obedece a elevados critérios de qualidade, o que nos orgulha bastante.

Neste momento estamos a trabalhar em conjunto com a Nutricionista Iara Rodrigues precisamente para promover opções alimentares equilibradas e saudáveis, utilizando o queijo fresco magro Santiago. O Queijo Fresco Magro Santiago contém apenas 65kcal e fornece 10gr de proteína, a combinação ideal para quem cuida do seu bem-estar.

O que têm e estão a preparar no vosso portefólio para esta necessidade do consumidor?Neste momento, a gama de frescos da Queijos Santiago é já bastante completa. O Queijo Fresco Magro, a par do queijo fresco sem lactose ou mesmo o queijo fresco de cabra respondem já às preocupações alimentares dos Portugueses. Como referi anteriormente, lançámos já o Queijo Fresco Sem Lactose Santiago, mas outras novidades irão surgir. Estamos atentos às necessidades dos nossos consumidores e satisfazer as suas necessidades continua a ser uma prioridade da marca.

A crise já passou? Sentem uma retoma no consumo na categoria de queijos?

Temos consciência de que a crise ainda não passou. Aliás, os últimos dados divulgados sobre o fenómeno da compra em promoção revelam isso mesmo. Atualmente, mais de 40% das compras são feitas em promoção e Portugal é um dos países com maior percentagem. No caso dos queijos nota-se um crescimento, mas muito à base de promoções.

2 Comments