A Nestlé revelou que 81,9% das embalagens de plástico do portefólio global são recicláveis. Em Portugal, 75% das embalagens de plástico e cerca de 95% das embalagens do portefólio desenvolvido no País já estão prontas a serem recicladas, quer as embalagens primárias (que chegam a casa do consumidor), quer as embalagens secundárias (essenciais ao transporte de produtos para o mercado).
A nível global, a multinacional comprometeu-se a tornar 100% das suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis. A empresa pretende reduzir a utilização de plásticos virgens em um terço. Em comparação com 2018, a empresa já reduziu 10,5% essa utilização.
Em 2022, a unidade da Fábrica do Porto conseguiu tornar recicláveis as embalagens de café de um quilo para o canal fora do lar. Esta mesma transformação está a ser aplicada aos restantes formatos deste canal (monodoses de café e saquetas descafeinado) e também aos formatos de retalho.
A Nestlé tem apostado: na redução, substituição e inovação no design das embalagens de plástico; simplificação de materiais de embalagem; na utilização de alternativas à base de papel; novas embalagens com material reciclado (O portefólio de água em toda a Europa utiliza 25% de recycled PET nas suas garrafas); redução, reutilização e recarga de embalagens; recolha e reciclagem para salvaguardar recursos.