A Nestlé voltou a afirmar que a sua participação na L’Oréal é estritamente um investimento financeiro e que não há novidades em relação a esse dossiê. A posição foi reiterada pelo CEO do grupo, Philipp Navratil, numa entrevista ao jornal suíço Finanz und Wirtschaft, citada pela Reuters.
“Esta participação é um investimento financeiro para nós”, disse Navratil. “Revemo-la regularmente com o conselho de administração, mas não há nada de novo a dizer.”
Navratil assumiu a liderança da Nestlé em setembro, após um período de instabilidade interna, e sublinhou que a prioridade do grupo é acelerar o crescimento orgânico. O objetivo mantém-se: atingir 4% de crescimento orgânico o mais rapidamente possível.
O CEO mostrou-se particularmente confiante nas perspetivas do negócio de alimentação para animais de companhia, que considera um forte motor de crescimento, e destacou também “oportunidades incríveis” no segmento do café.
“Não me pergunto o que mais precisamos de adquirir. O que precisamos são inovações para acelerar o crescimento”, afirmou.
Revisão do negócio da água e redução da dívida
Navratil confirmou ainda que a Nestlé continua a avançar com a revisão do negócio da água, para o qual procura um parceiro estratégico, bem como da divisão de vitaminas e suplementos nutricionais de grande consumo.
“Estamos a trabalhar para concluir estes processos o mais rapidamente possível, mas com os detalhes certos. Ambos são desmembramentos complexos”, explicou.
Segundo o CEO, estas desinversões deverão contribuir para a redução do nível de endividamento do grupo. Em paralelo, a empresa está a rever o seu balanço para identificar outras medidas possíveis.
O objetivo financeiro é claro: aproximar novamente o fluxo de caixa dos 10 mil milhões de francos suíços (cerca de 10,8 mil milhões de euros).
Nestlé integra iniciativa para acelerar modelos empresariais baseados em IA

D.R.
