Quantcast
Produção

Kraft Heinz anuncia que vai dividir-se em duas empresas

iStock

A The Kraft Heinz Company anunciou que o seu conselho de administração aprovou por unanimidade um plano para dividir a multinacional em duas empresas independentes cotadas em bolsa, através de um spin-off isento de impostos. De acordo com a empresa, esta operação tem como objetivo reduzir a complexidade da estrutura atual e permitir que cada nova entidade concentre os seus recursos em função das respetivas prioridades estratégicas. As duas sociedades, cujos nomes definitivos serão revelados mais adiante, apresentar-se-ão inicialmente como Global Taste Elevation e North American Grocery.

A Global Taste Elevation será posicionada como líder mundial em categorias de molhos, condimentos e produtos de longa duração, contando com marcas emblemáticas como Heinz, Philadelphia e Kraft Mac & Cheese. Em 2024, esta divisão alcançou vendas líquidas de 15,4 mil milhões de dólares (13,24 mil milhões de euros) e um EBITDA ajustado de 4 mil milhões de dólares (3,44 mil milhões de euros). Já a North American Grocery, que se apoiará em marcas de referência como Oscar Mayer, Kraft Singles e Lunchables, registou no mesmo período uma faturação de 10,4 mil milhões de dólares (8,94 mil milhões de euros) e um EBITDA ajustado de 2,3 mil milhões de dólares (1,98 mil milhões de euros). Esta divisão será liderada pelo atual CEO da Kraft Heinz, Carlos Abrams-Rivera, e concentrar-se-á no mercado norte-americano de grande consumo, onde 75% das suas vendas provêm de marcas que ocupam posições de liderança nas respetivas categorias.

Miguel Patricio, presidente do conselho de administração e futuro Executive Chair, sublinhou a importância estratégica da decisão: “As marcas da Kraft Heinz são icónicas e queridas, mas a complexidade da nossa estrutura atual dificulta a atribuição de capital de forma eficaz, a priorização de iniciativas e a geração de escala nas áreas com maior potencial. Ao separarmo-nos em duas empresas poderemos dedicar o nível adequado de atenção e recursos para libertar o potencial de cada marca, impulsionar um melhor desempenho e criar valor a longo prazo para os acionistas.”

Para garantir a execução da operação, foi criado um Comité de Separação, presidido por John Cahill, vice-presidente do conselho e ex-presidente executivo da Kraft Foods Group, com vasta experiência no setor. Jack Pope, conselheiro independente principal, acrescentou: “Estamos convencidos de que um maior foco se traduzirá num melhor desempenho e na criação de valor para os acionistas.”

A empresa adiantou ainda que a separação não implicará alterações na sua dupla sede, atualmente localizada em Pittsburgh e Chicago, e que o processo será fiscalmente neutro, tanto para a companhia como para os acionistas. A Kraft Heinz reafirmou igualmente o compromisso de manter o atual nível de dividendos e de assegurar uma estrutura de capital com grau de investimento para ambas as entidades.

Esta decisão surge dez anos depois da fusão entre a Kraft e a Heinz, uma das maiores operações do setor alimentar da última década, promovida pela 3G Capital e pela Berkshire Hathaway, de Warren Buffett.

Produtos de tomate da Heinz vão ser distribuídos em Portugal pela Ferbar

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever