O mercado global de transações de pagamentos móveis no comércio online gerou cerca de 993,5 mil milhões de dólares em 2021 e estima-se que alcance os 10 mil milhões de dólares até 2031, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR, na sigla em inglês) de 26,8% entre 2022 e 2031, segundo um relatório da Allied Market Research.
O relatório visou oferecer uma análise detalhada das tendências de mercado no setor do comércio online e respetivos pagamentos, identificando os principais segmentos, áreas de investimento, cadeias de valor, cenários regionais e competitivos.
Segundo a análise, a pandemia de COVID-19 teve um efeito positivo na expansão do mercado de pagamentos móveis, devido ao aumento da procura por soluções digitais e transações sem contacto. O setor do comércio a retalho em todo o mundo adaptou-se rapidamente, oferecendo aos clientes várias opções de pagamento móvel para acelerar o processo de compra e reforçar a segurança sanitária.
Desta forma, os pagamentos remotos lideraram o mercado em 2021, representando quase dois terços da receita global e mantendo esta dominância prevista para os próximos anos. Contudo, antecipa-se que os pagamentos por proximidade registem o crescimento mais acelerado, com um CAGR de 29,1% até 2031.
O grupo dos 18 aos 30 anos foi responsável por quase metade das receitas em 2021 e antecipa-se também que continuará a ser o segmento dominante. Já o grupo dos 55 aos 73 anos deverá apresentar o maior crescimento, com um CAGR estimado de 32%.
Já os pagamentos do tipo “push” lideraram o mercado, contribuindo com quase 75% da receita global, enquanto os pagamentos “pull” deverão crescer mais rapidamente, com um CAGR de 30,8%.
A região Ásia-Pacífico destacou-se em 2021 ao representar mais de 40% das receitas globais, esperando-se que mantenha a liderança de entre outras regiões analisadas, como a América do Norte, Europa e LAMEA (Latino-América, Médio Oriente e África).