Consumo

Portugal ganha a Espanha nas promoções

Portugal ganha a Espanha nas promoções

46% das vendas de grande consumo no mercado português estão em promoção, enquanto em Espanha são 16%, de acordo com o estudo “Descobrir o comprador ibérico” da consultora Nielsen, apresentado no Madrid Retail Congress.

O estudo aponta, especificamente, que 81% dos portugueses aproveitam as ofertas e promoções dos produtos que costumam comprar, em comparação com 62% dos espanhóis.

Sobre os hábitos de compra, os consumidores espanhóis, apesar de quererem controlar os gastos, colocam na cesta produtos que não foram inicialmente contemplados. Em Portugal, trata-se de uma compra mais improvisada, mas mais restritiva em termos de euros a serem gastos e, portanto, revelando o comportamento de “ir à caça de promoções”, buscando a poupança.

Oito em cada dez espanhóis vão com a lista de compras em comparação com 69% dos portugueses. Por outro lado, 44% os espanhóis vão para a loja com um orçamento rigoroso, contra dois em cada três portugueses.

Neste contexto, 41% dos espanhóis estão abertos à compra de novos produtos e marcas, quando em Portugal apenas dois em dez shoppers mostram essa atitude em relação à novidade e à inovação, revela o estudo da Nielsen.

Portugueses resistem ao online
Uma das características que mais define o consumidor português é o fato deste gostar de ir à loja fazer a compra (oito em dez pessoas gostam de fazer essa tarefa), enquanto no país vizinho, pouco mais de metade diz realmente gostar dessa tarefa.

Segundo o estudo, este é um travão ao desenvolvimento do comércio eletrónico de grande consumo em Portugal, concluindo-se que apenas 2% dos portugueses fizeram recentemente uma compra online, em comparação com 19% dos espanhóis.

A Nielsen observa ainda que não há sinais de curto prazo de que esta tendência se alterará muito no futuro, concluindo que 81% dos portugueses afirmaram que nunca comprarão online, quando em Espanha esse valor é de apenas 17%.