A Carrefour anunciou a sua adesão ao Universal Commerce Protocol (UCP) da Google, um padrão tecnológico aberto que visa acelerar o comércio online através de agentes de inteligência artificial (IA), com o objetivo de agilizar a experiência de compra.
Com esta adesão, a empresa sublinhou que dá mais um passo na sua estratégia de transformação digital, visando posicionar-se entre os primeiros retalhistas europeus a adotar este modelo que permite aos agentes de IA tomar decisões e executar ações de forma autónoma. Também a Walmart já aderiu a este mesmo sistema.
O Universal Commerce Protocol da Google foi concebido para facilitar uma comunicação fluida e transparente entre os sistemas dos retalhistas e os agentes de IA. Na prática, esta integração abre caminho a novas formas de interação com o cliente, como a possibilidade de realizar compras diretamente em ambientes como o Google Search ou a aplicação Gemini, sem necessidade de mudar de plataforma.
Segundo explicou a Carrefour, o objetivo passa por oferecer percursos de compra mais simples, personalizados e contínuos, desde a pesquisa de um produto até à sua aquisição final. Assim, por exemplo, um utilizador que questione a IA da Google sobre onde comprar produtos de higiene poderá receber uma proposta da Carrefour com a possibilidade de concluir a compra de forma imediata.
“Ao reforçarmos a nossa colaboração com a Google e ao apoiarmos o Universal Commerce Protocol, queremos oferecer aos nossos clientes percursos de compra ainda mais fluidos, diretamente integrados no Google Search e na aplicação Gemini, assim que estas funcionalidades estejam disponíveis”, afirmou o diretor de Supply Chain, E-commerce, Data e Transformação Digital da Carrefour, Emmanuel Grenier.
A Google destacou o carácter colaborativo do projeto, adiantando que “o futuro do comércio baseado em agentes de IA assenta na abertura e na cooperação. Estamos orgulhosos por trabalhar com parceiros como a Carrefour para transformar o Universal Commerce Protocol num padrão que torne o retalho mais fluido e mais útil para todo o ecossistema”, afirmou o vice-presidente e general manager de Merchant Shopping da Google, Ashish Gupta.

iStock
