Estar atento a promoções e levar o almoço para o trabalho são as principais estratégias de poupança dos consumidores portugueses. A conclusão é do mais recente estudo de Literacia Financeira do Observador Cetelem, que revela também que 13% dos portugueses poupam com regularidade mensal, um crescimento face aos 4% observados em 2016.
“Atualmente, metade dos portugueses afirmam poupar regular ou pontualmente, mais do que no ano anterior (36%), ainda que a maior parte (32%) apenas o faça quando sobra dinheiro, existindo ainda 4% que poupam quando recebem o subsídio de Natal/Férias e prémios”, indica o estudo.
Segundo o Observador Cetelem, estar atento às promoções (34%), utilizar cartões de desconto (10%) e levar almoço para o trabalho (8%) são as estratégias mais adotadas pelos portugueses para poupar. Para além disso, 6% dos inquiridos por este estudo revelam tomar mais vezes o pequeno-almoço em casa (6%), usar transportes públicos (4%) ou recorrer a um sistema de boleias (2%) para poupar.
Por outro lado, os métodos mais utilizados pelos portugueses que poupam são as contas à ordem (19%) e as contas a prazo (18%), existindo ainda 11% que optam pelo mealheiro tradicional e 4% que investem em produtos bancários.
“O facto de haver mais pessoas a poupar mensalmente significa que parte do seu orçamento mensal pode ser direcionada para este fim, ao invés de ser utilizada em gastos fixos. De certo modo, o aumento da poupança pode indicar que os portugueses se estão a sentir mais confortáveis financeiramente e conseguem guardar parte do dinheiro que antes era destinado a despesas”, refere Leonor Santos, diretora de Compliance e Jurídico do Cetelem.