Mesmo em férias, os portugueses continuam “ligados às promoções”. A conclusão é de um estudo da Levelsource – Estudos de Mercado e Consultoria, que indica que o ‘preço’ e a ‘qualidade’ são os critérios que os consumidores nacionais mais valorizam.
“Os portugueses estão focados/ligados às promoções e em particular no que concerne à distribuição moderna”, diz a consultora, referindo que 98% dos inquiridos, mesmo estando de férias, mantêm-se fiéis à cadeia “onde normalmente realizam as suas compras”.
Segundo, António Mendes, diretor geral da Levelsource, “os portugueses, mesmo em férias, continuam focados na poupança e optam pelas cadeias de supermercados onde habitualmente fazem as suas compras”.
Além disso, 91% refere que aumentou os seus “momentos de compra”, continuando a visitar mais do que uma loja para aproveitar as promoções (87%). “Os dias de compra preferidos são os fins-de-semana com (85%) e o período final de cada mês (91%), contudo os dias específicos de promoções (Black Friday, por exemplo) ou a época de saldos, superam os anteriores momentos, com 98%, das preferências”, diz o estudo, referindo que os consumidores continuam a preferir promoções de desconto imediato em relação às promoções que envolvam quantidade.
A Levelsource diz ainda que os critérios que os portugueses mais valorizam quando fazem compras são o ‘preço’ (97%), a ‘qualidade’ (93%) e a ‘marca’ (93%). Ficamos ainda a saber que para 98% dos inquiridos é “fundamental que os artigos possuam texto em português nas embalagens” ao nível “da composição e do modo de utilização”.