Quantcast
Marketing Marathon

“Estamos de facto a viver momentos de rutura entre o marketing tradicional e a realidade de hoje”

appmboard

Nos próximos dias 15, 16 e 17 de fevereiro realiza-se mais uma edição da Marketing Marathon, iniciativa da responsabilidade da Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing. Falamos com o seu presidente, Rui Ventura, sobre a temática deste ano e a mudança que está a acontecer no marketing e na comunicação.

Rui Ventura HD

Rui Ventura, Presidente APPM

O tema da edição deste ano é: “The New Edge Of Marketing – Uma nova geração de Marketing para uma nova geração de Empresas”. Porque razão escolheram esta temática?

Porque estamos de facto a viver momentos de rutura entre o marketing tradicional e a realidade de hoje, sobretudo nas questões que se relacionam com a nova realidade das empresas, muito mais pragmáticas e com recursos mais limitados e com a inclusão de uma nova geração de profissionais de marketing nativos-digitais que vêm questionar o status-quo. E somos uns privilegiados, pois estamos a viver mudanças enormes a uma velocidade vertiginosa o que nos permite aprender, testar e adotar novas ferramentas para melhorar o nosso trabalho.

E de que forma irão abordar no programa?

Vamos abordar o tema pelo lado do novo tipo de empresas (start ups) e profissionais (nativos digitais). Falamos de start ups que têm estruturas completamente disruptivas com os modelos empresariais tradicionais do ponto de vista dos negócios, das carreiras e da sua relação com as comunidades onde estão integradas. Falamos de PME’s que conseguem vencer na economia global e falamos de Grandes Empresas e de marcas Globais que nos mostram que também a essa esfera é possível inovar e desenvolver projetos relevantes para os clientes e consumidores.

Para além do tema, que novidades terá a MM nesta edição? E porque dividiram os dias em “Tools”, “Trends” e “Sucess”?

Dividimos porque acreditamos que são três blocos de conhecimento realmente distintos e que obrigam a reflexões distintas. No primeiro dia, vamos debruçarmo-nos sobre as start ups e sobre a flexibilidade das novas empresas e dos seus profissionais. No segundo dia, vamos estudar as tendências e perceber o que querem os consumidores e de que forma. No terceiro dia, debruçamo-nos sobre marcas globalmente reconhecidas e sobre os seus modelos de inovação e disrupção. Todos os workshops práticos, irão também abordar estas áreas para ajudar os participantes a integrarem as melhores práticas no seu dia-a-dia.

“No terceiro dia dedicado a Sucess, acredito que o workshop do João Almeida será imperdível bem como os case studies da Vodafone, da Red Bull, da Disney, da Mini e do Continente”.

Dos vários oradores, quem podem destacar?

Temos excelentes oradores e case-studies únicos na totalidade do programa, no entanto no primeiro dia, dedicado a New Tools, tenho particular curiosidade em assistir ao workshop da Comon e assistir à apresentação do João Almedia, Tech Evangelist da Microsoft. No segundo dia, dia dedicado a New Trends destaco o workshop que ficará a cargo do Diogo Teixeira da Couture, bem com as apresentações do Edson Athayde da FCB e da Sandra Alvarez da PHD Media. No terceiro dia dedicado a Sucess, acredito que o workshop do João Almeida será imperdível bem como os case studies da Vodafone, da Red Bull, da Disney, da Mini e do Continente.

A parte da manhã da MM é sempre diferente, na metodologia, da parte da tarde. Qual a razão?

Gostamos de fazer as coisas de forma diferente, e tirar os participantes da Marathon da sua zona de conforto, por isso temos preparados workshops práticos em que se pretende que os presentes trabalhem em desafios práticos e coloquem em prática aquilo que vão aprender durante a manhã. Por outro lado, este ano convidamos ainda os participantes, literalmente a correr. No primeiro dia, em parceria com a Running Crew “Correr na Cidade”, preparámos um circuito de treino na zona do Parque das Nações que será completamente inovador.

Quantas pessoas esperam para esta edição?

A Marathon está formatada para 80 participantes por dia. Queremos grupos mais pequenos mas que garantam um grau de interação mais elevado.

Quem assistir aos três dias com que tipo de ganhos em termos de conhecimento de marketing ficará?

Ficará com uma ideia muito clara do novo tipo de necessidades que as empresas e profissionais de marketing têm no dia-a-dia e conseguirá pôr em práticas ferramentas que poderão melhorar o desempenho do marketing nas suas organizações. Ganhará ainda acesso a um networking de profissionais de marketing de topo e a empresas únicas.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever