A DB Schenker anunciou estar a testar a utilização de empilhadores telecomandados nas suas operações logísticas. O projeto está a decorrer numa das instalações da DB Schenker Contract Logistics em Kassel, na Alemanha.
Com uma configuração de condução remota, os condutores estão ligados a vários veículos diferentes em locais diferentes através da plataforma enabl, podendo conduzi-los à distância sem terem de se ausentar da sua secretária.
Em nota de imprensa, a empresa de logística considera que “a condução com controlo remoto tem o potencial de aumentar a eficiência e eliminar a falta de pessoal, separando o condutor do empilhador”.
Lucas Mömken, Vice-Presidente Global de Engenharia e Inovação em Contract Logistics na DB Schenker, refere que “a colaboração com a enabl permite-nos reagir de forma flexível às flutuações da procura e automatizar os nossos processos para aumentar a produtividade. Vemos esta parceria como uma adição valiosa à nossa estratégia de digitalização em Contract Logistics, o que nos ajudará a garantir a nossa competitividade a longo prazo.”
Já Julian Wadephul, Diretor Executivo da enabl Technologies, refere que a “solução está a ser utilizada continuamente na DB Schenker há nove meses e demonstrou que o nosso produto satisfaz as necessidades dos nossos clientes e as tendências do mercado. Esta colaboração é um grande passo no sentido de nos tornarmos um líder mundial na automatização de armazéns. Estamos satisfeitos com o facto de o nosso conceito de segurança permitir dispensar um motorista de apoio com efeito imediato.”
Este piloto resulta da colaboração da DB Schenker com a startup tecnológica alemã enabl Technologies para aumentar a automatização dos seus processos logísticos. Foi recentemente assinada uma Carta de Intenções que descreve a colaboração a longo prazo para expandir a tecnologia avançada de controlo remoto e automação da enabl para empilhadores em várias localizações internacionais da DB Schenker.