Acordamos esta segunda-feira com mais uma notícia que pode colocar em causa a paz no mundo: o presidente turco saí de um escrutínio com poderes reforçados.
Além disso a oposição ao atual presidente de um dos mais importantes países do mundo na cena geopolítica e económica já fez saber que quer impugnar as eleições.
Este tipo de “reclamações” em democracias estáveis dá em pouco. É quase como os casos de futebol e das supostas más arbitragens. Mas no caso da Turquia causa um nervoso miudinho. E se estala uma guerra? E se a Turquia passa para um estado absolutista. Tudo isto pode acontecer ou não. Mas que nos faz pensar e que faz retrair algum consumo, faz. E ficarmos com medo. Os próximos meses serão muito importantes para a paz no mundo em que vivemos.
Queira que o bom senso reine.
A Páscoa passou, a maioria dos portugueses gozou de umas mini férias, e esta segunda-feira está a custar um pedaço, certo? E não está a ajudar com estas linhas sobre o futuro incerto que vivemos. Por isso, o melhor mesmo é terminar com boas notícias, dedicadas em parte às mulheres (que nesta coisa da geopolítica têm melhor senso que os homens). Aqui vão:
– O Estado português vai legislar para terminar com a disparidade salarial entre géneros.
– A liderança feminina nas empresas está a aumentar.
– Na América os executivos estão a mudar a forma de fazer networking. Saibam como.
Boas leituras.