A Sociedade Ponto Verde (SPV), em parceria com a consultora de inovação colaborativa Beta-i, lançou a Open Call internacional de startups e inovadores para a 4.ª edição do programa Re_source, dedicado a soluções de economia circular e transformação digital na gestão de embalagens e resíduos.
De acordo com o comunicado de imprensa, nesta edição, serão escolhidas startups e inovadores com propostas alinhadas com três missões estratégicas do setor:
- Reciclar 75% do vidro em Portugal até 2030, com especial atenção ao canal HORECA;
- Reduzir em 5% a produção per capita de resíduos de embalagens urbanos até 2030 (face a 2018);
- Digitalizar e integrar os fluxos de informação do SIGRE (Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens) até 2034.
O programa disponibiliza financiamento até 500.000 € para a co-criação de projetos-piloto com os parceiros da SPV em diferentes etapas da cadeia de valor, incluindo gestão de resíduos, embalagens e marcas.
As startups têm assim a oportunidade de validar as suas soluções em contextos reais, com acesso direto a especialistas, apoio técnico e estratégico, e de escalar iniciativas com impacto direto na circularidade das embalagens e respetivos resíduos.
As startups terão ainda acesso a uma rede de parceiros institucionais, ganhando visibilidade junto de entidades reguladoras e decisoras. A lista completa de parceiros pode ser consultada em resource-innovation.com.
Os projetos-piloto podem incidir em áreas como tecnologias avançadas de triagem e recolha, rastreabilidade de materiais, digitalização de processos e novos modelos circulares aplicados à cadeia de valor das embalagens.
As candidaturas estão abertas até 17 de outubro. Após o fecho das mesmas, o processo segue em novembro com uma primeira ronda de seleção para a fase de Online Pitch. Os finalistas serão depois convidados a participar num Bootcamp com os parceiros do programa, onde poderão detalhar as suas propostas e definir colaborações.
A nota de imprensa esclarece também que se segue a fase de cocriação e experimentação dos projetos-piloto, com implementação prevista entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026.
“O Re_source 4.0 é uma oportunidade única para startups, inovadores e parceiros da SPV desenvolverem novas soluções que façam evoluir a cadeia de valor das embalagens em Portugal. Nesta edição, destacam-se três missões, incluindo promover o aumento da reciclagem de embalagens de vidro, material que exige especial atenção. Financiamos os projetos-piloto, mas queremos, sobretudo, criar um ecossistema colaborativo onde se partilha conhecimento, se testam soluções reais e se gera impacto na economia circular”, referiu Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.
Já Ana Costa, Sustainability & Blue Economy Director na Beta-i, afirmou que “após 3 edições de Resource, a ambição ficou maior. O foco em colaboração ficou mais sólido, com desafios mais abrangentes que denominámos de Missões, todas com foco no futuro e simultaneamente com uma necessidade de implementação urgente”.
E continua: “embora o horizonte temporal não seja o hoje, concordámos todos que é aqui que o planeamento do Futuro acontece. Temos novos parceiros e outros repetentes que nos mostram o sucesso e os resultados deste programa. A comunidade está a crescer, a maturidade também, estamos confiantes que esta edição nos trará mais próximos de onde queremos estar em termos de inovação no universo do futuro das embalagens”.