Já imaginou devolver as suas embalagens de produtos cárnicos para que estas pudessem ser reutilizadas? Pois bem, aqui ao lado, em Espanha, este sistema já está disponível como aposta da cadeia retalhista bonÀrea,
Apelidado de RetornA, este é um novo sistema de economia circular que permite aos consumidores devolverem embalagens de produtos de carne às lojas para que possam ser reutilizadas.
“Com a RetornA, queremos contribuir para a transição para um consumo mais consciente e sustentável. Graças ao nosso modelo único de integração vertical — sem intermediários e com controle direto de todo o processo —, temos a capacidade de impulsionar essa jornada de ida e volta das embalagens. Um sistema que nos permitirá reduzir significativamente o uso de plástico. Mas, para que isso seja possível, precisamos da colaboração ativa dos consumidores, que são um elemento-chave neste novo modelo circular”, explica Daniel Marsol, Diretor de Comunicação e Marketing da bonÀrea .
Após quase três anos de desenvolvimento, RetornA é o resultado de um processo colaborativo liderado por equipes multidisciplinares da bonÀrea, com a participação de especialistas em materiais, logística e tecnologia de embalagens, e o apoio da Agência Catalã de Resíduos, explica a imprensa espanhola, que detalha que este projeto terá um investimento total planeado de 10 milhões de euros.
Cada embalagem pode ser reutilizada até 50 vezes, conseguindo manter todas as garantias de qualidade e higiene. A embalagem inclui um dispositivo RFID exclusivo e um código QR, permitindo que o consumidor monitorize toda a jornada da embalagem.
Para já, o sistema será integrado em 57 lojas bonÀrea na área de Tarragona, bem como duas outras lojas em Guissona, sendo que a ideia é expandir o projeto a toda a Catalunha. Por cada embalagem devolvida, o consumidor recebe de volta 5 cêntimos.
 Oliveira da Serra lança embalagem sustentável e ‘despida’ de rótulos

Reprodução
