Quantcast
Retalho

Dona do Lidl investe 11 mil milhões em data center próprio

iStock

A dona do Lidl, a Schwarz, através da sua divisão de IT e digital, a Digits, deu esta semana o primeiro passo para um investimento bilionário para construir o seu próprio data center. Segundo o anunciado, a empresa irá investir 11 mil milhões de euros para construir uma infraestrutura de ponta em Lubbenau, em Bradeburgo. Este será um dos centros mais avançados do género na Europa.

A primeira fase do “Data Center Schwarz Digits”, composta por três módulos, tem previsão de conclusão para o final de 2027, fazendo parte de uma estratégia da empresa para fortalecer a sua infraestrutura digital na Alemanha e na Europa.

 

O data center funcionará exclusivamente com energia verde durante seu funcionamento normal, ocupando 13 hectares do antigo terreno da fábrica de Lübbenau, que foi demolida e a área renaturalizada.

De acordo com o anunciado, o projeto irá seguir uma estratégia de revitalização de áreas degradadas (ou seja, a reabilitação ou requalificação de terrenos ou infraestruturas existentes) e envolveu a separação e reciclagem de mais de 20.000 metros cúbicos de concreto e pedra, 110 toneladas de aço e 20 toneladas de madeira.

 

A instalação também contará com painéis fotovoltaicos que gerarão até 520.000 kWh de energia renovável anualmente.

Na esfera política, o Ministro alemão da Digitalização e Modernização do Estado, Karsten Wildberger, enfatizou durante a cerimónia de inauguração que “a Alemanha precisa de poder de processamento se quiser competir em alto nível em IA. Somente com centros de dados potentes podemos usar aplicações de IA em larga escala e fortalecer a nossa competitividade. Fico satisfeito que, com a Schwarz Digits, uma empresa alemã esteja a investir no seu próprio país.”

 

Rolf Schumann, co-CEO da Schwarz Digits, enfatizou que “para nós, Lübbenau é mais do que apenas um centro de dados; é um local fundamental para a soberania digital da Europa na prática. Aqui, estamos a criar a infraestrutura independente e segura que permitirá que empresas e cidadãos mantenham o controle sobre os seus dados e construam o nosso futuro digital de forma autónoma.”

Lidl quer avançar no plant-based e ‘pede’ metas governamentais

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever