A retalhista dinamarquesa JYSK anunciou uma nova estratégia global com o objetivo de se tornar a “primeira escolha dos clientes”. A empresa vai dar prioridade à abertura de lojas nos países onde já opera, reforçando a presença nas grandes áreas metropolitanas da Europa.
O plano estratégico inclui também um forte investimento em tecnologia e canais digitais. Depois de aplicar 630 milhões de euros no conceito de loja 3.0, que redesenhou mais de 3.000 espaços, a JYSK prevê agora investir pelo menos 268 milhões de euros em plataformas online, soluções digitais e ferramentas orientadas para o cliente.
Portugal: 25 novas lojas até 2028
A JYSK pretende reforçar a sua presença em Portugal com a abertura de 25 novas lojas nos próximos três anos, no âmbito da estratégia global Customers’ First Choice. Atualmente, a empresa soma 33 lojas no país, um crescimento significativo face às 6 unidades existentes em 2019.

Segundo Carlos Haba, diretor da JYSK para Espanha e Portugal, “o nosso objetivo é abrir 100 lojas na Península Ibérica até 2028, das quais 25 em Portugal. Só em empregos diretos, vamos contratar mais de 250 pessoas no país, além de todo o impacto indireto ligado à construção, remodelação e serviços locais.”
A estratégia inclui também a entrada em grandes áreas metropolitanas, como Lisboa, com lojas adaptadas a esse tipo de consumidor e uma abordagem de marketing mais digital e segmentada. “O que queremos nos próximos três anos é adaptar a nossa oferta, a nossa proposta e também a maneira de comunicar para chegar muito mais perto dos clientes”, acrescentou Haba.
Portugal assume ainda um papel relevante na transformação digital da marca. Em maio de 2025, a JYSK inaugurou um hub tecnológico em Lisboa, destinado a apoiar o desenvolvimento internacional das plataformas digitais do grupo. Além disso, a empresa mantém no país o serviço JYSK Empresas, dedicado ao segmento B2B, que completou recentemente um ano de operação.
Adaptação e sustentabilidade
Com mais de 3.500 lojas em 50 países, a JYSK reforça a importância de ajustar a sua proposta às diferentes culturas e estilos de vida. O presidente e CEO, Rami Jensen, sublinha que o objetivo passa por “oferecer uma experiência de compra simples e acessível em qualquer momento e lugar, sem perder a essência escandinava da marca”.
A sustentabilidade continuará a ser uma prioridade, alinhada com a estratégia Uma grande oferta para Gerações e com os objetivos de redução de CO₂ aprovados pela iniciativa internacional Science Based Targets.

D.R.
