Quantcast
Retalho

Autenticidade como posicionamento: A nova aposta da Limiano para chegar ao consumidor

Rita Fernandes, Head of Limiano

A Limiano apresentou recentemente o seu novo posicionamento: “Feito de Feitio”, que assinala uma evolução estratégica no setor FMCG e reforça a identidade da marca, passando a assumir, de forma mais clara, uma postura mais próxima, autêntica e emocional.

A nova estratégia surge acompanhada de inovação no portefólio, com destaque para o lançamento das Grossíssimas de Limiano, que se tratam de uma resposta direta às tendências de consumo atuais.

Em entrevista à DISTRIBUIÇÃO HOJE, Rita Fernandes, Head of Limiano, sublinha que o novo posicionamento representa uma afirmação da autenticidade da marca e da importância de valorizar as diferenças num mundo cada vez mais uniformizado.

Entre os principais tópicos de conversa, a responsável da marca destacou a ligação emocional da Limiano às famílias portuguesas, o compromisso em inovar com coerência, a atenção às novas tendências de consumo e o papel do queijo como alimento versátil, nutritivo e culturalmente enraizado.

O que motivou a criação do novo posicionamento “Feito de Feitio” e o que representa para a Limiano?
Inventamo-nos constantemente e, depois de nos apropriarmos do conceito de “Família” e de criarmos um elo emocional com os portugueses, ao promover o convívio à mesa e a criação de memórias em família, chegou o momento de darmos um passo à frente e entrarmos numa nova era para responder também à atualidade.

Num mundo que exige cada vez mais perfeição e onde tentamos encaixar em padrões, Limiano vem afirmar que é necessário respeitar as diferenças para se ser autêntico e único.

Com o novo posicionamento “Feito de Feitio”, queremos assumir, de forma clara, aquilo que sempre fomos: uma marca com personalidade, com autenticidade, com um “feitio” muito próprio e que são estas as caraterísticas únicas que nos dão personalidade e nos distingue.

Esta campanha traz assim uma reflexão muito atual: num mundo cada vez mais formatado, é importante valorizar aquilo que nos torna diferentes. O nosso “feitio” é a nossa força — enquanto pessoas e enquanto marca.

Num mundo que exige cada vez mais perfeição e onde tentamos encaixar em padrões, Limiano vem afirmar que é necessário respeitar as diferenças para se ser autêntico e único.

De que forma este reposicionamento responde às novas expectativas dos consumidores?
Autenticidade – ou perda dela devido às redes sociais, contexto social, profissional ou escolar – é um tema da qual se tem falado cada vez mais. A realidade em que vivemos faz-nos, cada vez mais, viver em ‘caixas’, com ideias pré-concebidas, muitas vezes formatadas, que, por receio de não se ser aceite em determinado contexto, nos fazem esconder atrás de uma capa e do ‘politicamente correto’. Vivemos tempos em que a pressão para agradar, seguir tendências e parecer perfeitos está a tornar o mundo mais uniforme.

Desta forma, ouvimos os consumidores e percebemos que, hoje, há um desejo crescente de voltar à autenticidade e à vontade de afirmação.  A expressão portuguesa “não é defeito, é feitio” serve de ponto de partida para nos ligarmos emocionalmente aos portugueses.

Queremos continuar a ser um verdadeiro ícone cultural, com mensagens que sejam credíveis para nós enquanto marca — e relevantes para quem nos escolhe todos os dias.

Assim, o novo conceito de Limiano funciona como um statement, porque o nosso queijo tem caraterísticas inconfundíveis que o diferenciam dos demais. Não queremos perder esta verdade e autenticidade. É a bola de queijo Limiano imperfeita, tosca e defeituosa, com o seu feitio, que carateriza a marca, a sua história e valor e do qual não vamos abdicar apenas para ‘caber’ no que é dito ‘perfeito’.

Queremos continuar a ser um verdadeiro ícone cultural, com mensagens que sejam credíveis para nós enquanto marca — e relevantes para quem nos escolhe todos os dias.

De que forma esta campanha reforça a identidade e a posição da Limiano no setor FMCG?
Assumimos com orgulho o que nos torna diferentes. E essa diferença é visível no produto: como mencionado anteriormente, uma bola de queijo com aspeto tosco, difícil de cortar, fatias redondas que não são todas iguais. Tudo isso é parte do nosso feitio — e agora transformamos esse feitio em posicionamento.

Esta campanha vem reforçar essa identidade inconfundível de Limiano, com um tom emocional, cultural e verdadeiro, que nos aproxima ainda mais dos consumidores e nos destaca num mercado que tende a padronizar.

Que desafios a marca enfrentou para manter a sua identidade ao longo de 60 anos e, ao mesmo tempo, inovar?
Nos 65 anos de história – e nos que aí vêm – temos algo muito certo: a Bola Limiano é tosca, amanteigada e uma fatia não é igual à outra. Esta ‘verdade’ é a nossa identidade e isso não irá mudar. Por isso, mantermo-nos fiéis ao que somos é talvez o nosso maior trunfo — e também o nosso maior desafio.

Inovar com autenticidade significa sabermos quem somos. E isso sempre foi muito claro em Limiano: temos um ADN forte, uma relação emocional com o consumidor e um legado que respeitamos.

A inovação tem de fazer sentido no universo da marca. Não queremos ser modernos por ser moderno. Queremos evoluir com coerência — e o reposicionamento é exatamente isso. Foi com a coragem e o orgulho nas características de Limiano que sempre evoluímos — com verdade, e muito feitio.

Esta campanha vem reforçar essa identidade inconfundível de Limiano, com um tom emocional, cultural e verdadeiro, que nos aproxima ainda mais dos consumidores e nos destaca num mercado que tende a padronizar.

Como nasceu a ideia das Grossíssimas de Limiano e a que tendências de consumo pretende dar resposta?
As Grossíssimas nasceram de um insight claro do consumidor: muitos diziam que colocavam mais do que uma fatia no pão para sentir mais sabor, ou até preferiam comprar a bola para cortar a gosto. Por isso, decidimos surpreender o consumidor e responder aos seus desejos.

As Grossíssimas são uma extensão da Bola Limiano para que a marca possa acompanhar os portugueses, em qualquer altura e lugar, de maneira indulgente e inovadora. As fatias são mais grossas, com a mesma qualidade e suavidade de sempre, mas pensada para proporcionar uma experiência de sabor mais intensa.

Trata-se também de uma resposta a uma tendência de consumo que valoriza produtos práticos, saborosos e com forte componente de prazer.

A inovação tem de fazer sentido no universo da marca. Não queremos ser modernos por ser moderno.

Em que medida a sustentabilidade influencia as decisões da marca hoje?
O queijo continua a ser um dos alimentos preferidos dos portugueses — e não é difícil perceber o porquê. É saboroso, versátil, prático e tem um lugar muito especial na alimentação das famílias. Hoje, vemos o consumidor cada vez mais atento ao que come, à origem dos alimentos e ao equilíbrio entre prazer e nutrição.

A tendência do snacking saudável está em crescimento, e o queijo está naturalmente bem posicionado nesse contexto: é rico em proteína, sacia, e pode ser uma boa alternativa a opções menos nutritivas.

Também começamos a ver uma procura maior por soluções que substituam a carne em algumas refeições — seja por motivos de saúde, sustentabilidade ou simples preferência — e o queijo tem ganho protagonismo nessa escolha.

A tendência do snacking saudável está em crescimento, e o queijo está naturalmente bem posicionado nesse contexto.

Que papel a Limiano quer assumir no futuro do consumo de queijo em território nacional?
Queremos estar em todas as mesas e momentos de consumo, com produtos para todos os gostos, momentos e estilos de vida — mantendo a nossa qualidade, proximidade e autenticidade. Para todos, em todo o lado e para todas as ocasiões.

Qual a estratégia da marca para manter a competitividade num mercado em constante transformação?
O queijo continua a ser uma das categorias mais fortes no grande consumo em Portugal. O que estamos a ver, cá e lá fora, é uma crescente valorização do snacking saudável, da praticidade no dia a dia, mas também do sabor e da indulgência.

 

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever