O que nasceu como um projeto local para dar nova vida ao pão sobrante tornou-se um caso de sucesso. Depois de esgotar rapidamente a produção em 2024, a Auchan volta a apostar na sustentabilidade com uma nova edição da sua cerveja artesanal feita a partir de mais de 65 kg de pão excedente, desenvolvida em parceria com o produtor local Barona.
A iniciativa integra a estratégia Desperdício Zero da marca e, em 2025, regista um crescimento superior a 67%.
No ano passado, foram produzidas 1.490 unidades, cerca de 500 litros, que desapareceram das prateleiras em tempo recorde. Este ano, a receita ganhou escala, resultando em mais de 2.500 unidades da nova Casqueiro, nome inspirado no tradicional pão português, mantendo o sabor genuíno e o toque artesanal que conquistou os consumidores. A produção mais robusta permite agora responder melhor à elevada procura.

Feita com métodos tradicionais e em quantidades limitadas, cada garrafa da Casqueiro conta uma história: o pão recolhido diariamente na loja Auchan de Castelo Branco, que em vez de ser desperdiçado, é transformado num produto com carácter, que une sabor, sustentabilidade e apoio à economia local, envolvendo produtores da região.
A iniciativa reforça o compromisso da Auchan com práticas sustentáveis, provando que é possível criar produtos inovadores, atrativos para o consumidor e benéficos para o planeta.
 Compras da Auchan a produtores locais somam 70 milhões em seis anos

