Quantcast
Retalho

Alemanha duplica caixas de self-checkout no retalho em dois anos

Alemanha duplica caixas de autoatendimento no retalho em dois anos iStock

O número de caixas de self-checkout mais do que duplicou na Alemanha nos últimos dois anos, segundo dados do instituto EHI Retail. Em 2025, mais de 11 mil lojas no país ofereciam esta opção, o que representa um aumento superior a 140% em comparação com 2023.

De um total de cerca de 710 mil caixas registadoras no retalho alemão, mais de 38.650 são agora sistemas de self-checkout, o equivalente a uma em cada 18 caixas.

 

De acordo com Frank Horst, responsável do EHI Retail, “os retalhistas veem a digitalização autónoma de produtos, quer nas caixas, quer através de dispositivos móveis, como um serviço adicional ao cliente, pois reduz o tempo de espera e evita o incómodo de voltar a embalar as compras”. O responsável acrescentou ainda que a escassez de trabalhadores no setor tem sido um dos principais fatores a acelerar a adoção destas tecnologias.

Os sistemas fixos de autoatendimento são os mais comuns, estando presentes em 10.366 lojas em todo o país. Outros modelos, como leitores portáteis, scanners nos carrinhos e aplicações móveis, encontram-se em 3.646 lojas. Segundo a análise do instituto, cerca de 2.900 estabelecimentos oferecem mais do que uma destas opções.

 

O estudo também revelou que o setor alimentar lidera esta transformação digital, com uma média de 3,98 caixas de self-checkout por loja em mais de 6.240 supermercados. Segundo o EHI Retail, 60% das lojas com autoatendimento pertencem ao retalho alimentar, seguidas de perfumarias e parafarmácias (21%).

O relatório destacou ainda uma tendência crescente para o pagamento exclusivo com cartão. Desde 2019, a possibilidade de pagar em numerário nestas caixas tem vindo a diminuir. Em 2025, menos de 30% dos supermercados alemães continuam a aceitar dinheiro nas caixas de self-checkout. Nas perfumarias e parafarmácias, o pagamento é já totalmente digital.

 

Para reduzir riscos de furto, muitas lojas estão a equipar as áreas de autoatendimento com portões de saída e câmaras de vigilância. No entanto, o EHI Retail não identificou qualquer relação direta entre o aumento destes sistemas e um crescimento dos furtos no retalho.

O instituto prevê um crescimento contínuo deste serviço no comércio alemão, impulsionado pela procura dos consumidores por rapidez e conveniência e pela necessidade das empresas de otimizar recursos humanos.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever