Quantcast
Produção

FIPA alerta para crescente desinformação sobre aditivos alimentares

FIPA alerta para crescente desinformação sobre aditivos alimentares iStock

A FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares alertou para a circulação crescente de “informações alarmistas” sobre aditivos alimentares que distorcem o rigor científico, a solidez das evidências e a transparência que sustentam o sistema europeu de segurança dos alimentos.

De acordo com o comunicado de imprensa, na União Europeia (UE), a segurança alimentar baseia-se num dos sistemas de avaliação e controlo mais rigorosos a nível mundial.

 

Assim, apenas os aditivos incluídos na lista positiva da legislação europeia podem ser utilizados, e apenas nas condições expressamente autorizadas, após avaliação científica independente, em conformidade com o Regulamento (CE) n.º 1333/2008, que garante simultaneamente elevados níveis de proteção da saúde pública e um quadro claro e transparente para a utilização de aditivos alimentares.

Segundo a FIPA, a regulamentação europeia garante um elevado nível de proteção da saúde humana e dos consumidores, bem como práticas comerciais justas no setor alimentar.

 

“Proteger a confiança no sistema alimentar europeu é muito mais do que uma questão de imagem: é proteger a saúde pública e salvaguardar a credibilidade de um setor que trabalha com base na ciência, na responsabilidade e no cumprimento rigoroso das regras”, lê-se na nota de imprensa.

Neste sentido, a FIPA defendeu uma “comunicação responsável”, assente em evidência científica, que promova um “debate informado”, apoie “escolhas conscientes” dos consumidores e reforce a confiança num sistema alimentar seguro e transparente.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever