Quantcast
Pagamentos

Europa acelera criação de rede comum de pagamentos instantâneos

Europa acelera criação de rede comum de pagamentos instantâneos iStock

A criação de uma plataforma europeia de transferências e pagamentos instantâneos está a avançar, com o objetivo de permitir que, até ao final de 2026 ou início de 2027, os utilizadores realizem operações transfronteiriças diretamente a partir da sua aplicação habitual.

O projeto reúne as plataformas integradas na Aliança Europeia de Pagamentos (EuroPA), o MB Way (SIBS), em articulação com a Iniciativa Europeia de Pagamentos (EPI), que opera sob a marca Wero e conta com o apoio de cerca de trinta bancos na Bélgica, França e Alemanha.

 

Numa fase inicial, o sistema estará centrado nos pagamentos peer-to-peer nos mercados belga, alemão e francês. Posteriormente, num prazo máximo de dois anos após o arranque, será alargado a todos os países envolvidos e aos pagamentos em comércio, tanto online como em lojas físicas.

Quando a interoperabilidade estiver plenamente concluída, a rede poderá abranger entre 300 e 400 milhões de utilizadores, maioritariamente na União Europeia (UE), com a possibilidade de integrar também países fora da zona euro.

 

Os utilizadores poderão continuar a pagar a partir da sua aplicação habitual, sem necessidade de mudar de app ou adotar novos meios de pagamento ao viajar.

No entanto, os especialistas já alertaram para a necessidade de assegurar um enquadramento legal que garanta condições de igualdade entre as soluções privadas e o futuro euro digital do Banco Central Europeu (BCE). Na sua perspetiva, penalizar sistemas europeus já existentes seria contrário ao objetivo de reforçar a soberania financeira.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever