Quantcast
Pagamentos

E-commerce cresceu 19% no Natal e MB Way ganhou peso entre os consumidores

E-commerce cresceu 19% no Natal. MB Way ganha peso entre os consumidores iStock

Os dados mais recentes da SIBS Analytics confirmam que o consumo em e-commerce voltou a crescer no Natal de 2025, com um aumento de 19% no número de compras e de 14% no valor total transacionado entre 1 e 24 de dezembro, face ao mesmo período de 2024.

De acordo com os resultados, no conjunto das compras realizadas, o e-commerce representou 18% em número e 21% em valor. Já o consumo em loja manteve uma evolução positiva, com crescimentos de 6% no número de transações e de 5% no valor, em comparação com o ano anterior.

 

Segundo os dados divulgados, o maior pico de transações ocorreu no dia 24 de dezembro, com um máximo de 446 transações por segundo registado às 11h03. No Top 3 dos dias com maior variação face à média diária de compras destacam-se ainda o dia 23 de dezembro (+48% em número e +27% em valor), o dia 22 de dezembro (+14% em número e +25% em valor) e o dia 19 de dezembro (+11% em número e +14% em valor).

Por sua vez, o MB Way voltou a afirmar-se como um dos meios de pagamento preferidos dos consumidores portugueses, sendo utilizado em uma em cada cinco compras realizadas durante a época natalícia.

 

Os resultados indicaram ainda que as transações realizadas através do MB Way registaram um “crescimento significativo”, com aumentos de 36% em número e 31% em valor no e-commerce, e de 21% em número e 29% em valor nas compras em loja, face ao período homólogo de 2024. O pico de utilização foi alcançado a 23 de dezembro, às 13h03, com um máximo de 82 transações por segundo.

No que diz respeito ao consumo de turistas em Portugal, os dados da SIBS Analytics mostraram que, durante a época natalícia, as compras cresceram 13% em número e 10% em valor face ao período homólogo. A tendência positiva estendeu-se também aos portugueses no estrangeiro, com aumentos de 21% em número e de 44% em valor nas compras realizadas fora de Portugal.

 

Quanto aos setores com maior crescimento no número de compras durante a época natalícia, destacam-se Brinquedos e Jogos (+54%), Decoração e Casa (+46%), Perfumaria e Cosmética (+46%) e Moda e Acessórios (+36%), em comparação com a média mensal do restante ano de 2025.

 

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever