Quantcast
Cinco Estrelas

Conheça três grandes tendências de consumo segundo a Certificação 5 Estrelas

bb cd c a e

A organização do Prémio Cinco Estrelas identificou três tendências de consumo: O poder do público infantil, a responsabilidade social e o consumo consciente, e um consumidor (na generalidade) cada vez mais presente em mais canais de consumo.  Esta é a base da conferência que o Prémio Cinco Estrelas organiza no próximo dia 22 de outubro na Universidade Católica, Lisboa sob o tema “As Novas Tendências de Consumo”. A DISTRIBUIÇÃO HOJE entrevistou Débora Santos, uma das responsáveis pelo Prémio Cinco Estrelas.

Qual o objetivo desta conferência?
A metodologia do Prémio Cinco Estrelas é robusta, rigorosa e muito completa, no sentido em que estuda os vários setores de atividade em três fases distintas e recorrendo a diferentes técnicas de testes e estudos de mercado. Temos como principais parceiros a Ipsos Apeme, empresa de estudos de mercado, e o Fórum do Consumo, uma entidade que, como o nome indica, se dedica ao estudo do fenómeno do consumo. Com este enquadramento, é para nós importante partilhar com o mercado um conjunto de informações e tendências a que vamos tendo acesso ao longo de todo este processo por um lado; e por outro receber e partilhar informação relevante sobre a evolução do consumo, tendências e ferramentas para as acompanhar. Se ao nível do consumidor o Prémio Cinco Estrelas pretende ajudar a identificar o melhor que existe no mercado, ao nível das empresas é nosso objetivo contribuir para que continuem a desenvolver e comunicar produtos e serviços realmente Cinco Estrelas. A informação, o conhecimento, a partilha, o networking contribuem para isso.

Qual a razão dos temas escolhidos?
Os dados a que temos tido acesso e que temos vindo a analisar nos estudos que fazemos indicaram-nos 3 grandes tendências ao nível do consumo: o poder do público infantil, a responsabilidade social e o consumo consciente, e um consumidor (na generalidade) cada vez mais presente em mais canais de consumo. As mais inovadores e eficazes formas de fazer chegar conteúdos a estes novos consumidores e a existência de uma plataforma que permite enviar publicidade para dentro dos conteúdos, entendemos nós, são temas que estão a fervilhar de actualidade e nos ajudam a lidar com as novas tendências de consumo. Identificados os temas, convidámos um painel de especialistas que, para além de serem nossos parceiros, são sem dúvida vozes importantes de partilha de conhecimento.

Irá passar a ser uma conferência anual?
A vontade existe, pertinência e fontes para os conteúdos também. Vamos analisar os resultados da Conferência Cinco Estrelas 2015 e o feed-back das empresas e dos profissionais que participarem. Quem sabe!

Quantas pessoas esperam ter no dia 22 de outubro na vossa conferência?

Neste momento, a uma semana da Conferência, temos já cerca de 100 inscrições. Tendo em conta a pertinência e o interesse dos temas, aliado ao facto de se tratar de um evento gratuito, acreditamos ter potencial para lotar a sala, que é de 200 pessoas.

Em relação à nova edição do Prémio Cinco Estrelas, em que estádio está?
O período de receção de candidaturas já terminou e estamos atualmente em fase de Testes de Experimentação. No final de outubro daremos início ao trabalho de campo da última fase da metodologia, a Avaliação Massificada junto de uma amostra representativa da população portuguesa. Teremos resultados em meados de novembro, altura em que saberemos quais são os Produtos e Serviços Cinco Estrelas 2016. Ao mercado serão comunicados no início de janeiro.

Conheça o programa da conferência em detalhe.