Em 2023, a adoção de ferramentas de gestão de negócio online variou entre as classes de dimensão das empresas na União Europeia (UE), com as grandes organizações a utilizar cada vez mais este tipo de software, de acordo com dados divulgados pelo Eurostat.
Os softwares de gestão online são usados para gerir os recursos das empresas, desde ERP – Enterprise resource planning (Sistema integrado de gestão empresarial), CRM – Customer relationship management (Gestão de relacionamento com o cliente) e BI- Business intelligence (Software inteligente de análise de dados).
Neste sentido, a percentagem de empresas a utilizar ERP variou de 38% para pequenas empresas e 86% para grandes empresas. Já relativamente as empresas que usam software de BI, a variação situou-se nos 11% para pequenas organizações e 63% para grandes empresas.
De acordo com o serviço europeu de estatísticas, relativamente às organizações que usam aplicações de CRM, verificou-se uma variação de 22% para pequenas empresas e 61% para empresas de maiores dimensões.

Em 2023, metade das empresas do espaço europeu (50%) utilizou algum tipo de ferramenta de gestão online dos negócios (ERP, CRM e/ou BI).
De acordo com o Eurostat, entre os países da UE, a percentagem de empresas que utilizam estas aplicações “variou consideravelmente”, com máximos de 74% na Dinamarca, 71% na Finlândia e 67% na Bélgica, para mínimos de 24% na Roménia, 26% na Bulgária e 32% na Eslováquia.
Portugal registou uma percentagem de 52% no que toca ao uso de software de gestão de negócios online por parte das empresas, encontrando-se ligeiramente acima da média europeia.


iStock
