Os consumidores estão a antecipar as compras de Natal e a recorrer cada vez mais à inteligência artificial (IA) para tomar decisões de consumo, revelou um relatório da Klaviyo, empresa norte-americana de software especializada em automação de marketing e análise de dados para o comércio eletrónico.
Segundo a análise, mais de metade dos inquiridos planeia usar ferramentas de IA para comparar preços, encontrar produtos e receber recomendações personalizadas durante o período da Black Friday e Cyber Monday.
O estudo, realizado junto de 7.000 consumidores a nível global, também concluiu que 40% dos compradores dizem que vão aproveitar o fim de semana promocional de novembro para fazer compras de Natal. No entanto, cerca de 20% avançaram ter já iniciado as suas compras entre junho e agosto.
Na América do Norte, 24% dos consumidores afirmaram que a primeira compra de Natal será feita em outubro, 21% em novembro e 15% em setembro.
“Os nossos dados mostram que os consumidores não estão apenas a comprar mais cedo, estão a comprar de forma mais inteligente”, afirmou Jake Cohen, diretor de indústria e insights da Klaviyo. E continua: “assim, os consumidores esperam que as marcas lhes apresentem ofertas oportunas, recomendações personalizadas e experiências sem fricções, independentemente do mês ou do canal”.
De acordo com o estudo, 30% dos inquiridos planeiam utilizar a IA para encontrar descontos e comparar preços, 20% para procurar produtos e 11% para analisar avaliações online. Ainda assim, os responsáveis pela investigação avançam que a adoção destas ferramentas está ainda numa fase inicial.
No entanto, esta tendência já se refletiu nas vendas em épocas anteriores. De acordo com a Salesforce, a utilização de IA terá impulsionado mais de 200 mil milhões de dólares em compras na época festiva de 2024, um aumento de 12% face ao ano anterior.
As conclusões do relatório surgem numa altura em que muitos consumidores se preparam para uma época festiva marcada pela incerteza económica. A maioria (82%) dos inquiridos no estudo Holiday Commerce Forecast 2025 da Inmar Intelligence afirmou que tenciona reduzir gastos em alimentação e outros bens essenciais para conseguir suportar as despesas da época natalícia.