Quantcast
Supply Chain

Tesco equipa mais de 5 mil motoristas com câmaras corporais

iStock

A Tesco anunciou que vai equipar mais de 5 mil motoristas com câmaras corporais até ao final do ano, abrangendo 100 lojas no Reino Unido. A medida surge como resposta ao aumento de ameaças e atos de violência contra trabalhadores do setor.

O retalhista, que realiza quase 1,5 milhões de entregas por semana, afirma que a introdução das câmaras, que são já utilizadas pelos colaboradores nas lojas, reduziu em 50% o número de incidentes graves durante o período de testes. As câmaras apenas são ativadas se o condutor se sentir em perigo.

 

Após um piloto bem-sucedido em Hull, onde os incidentes diminuíram significativamente, a Tesco decidiu expandir o projeto. “Ninguém deve enfrentar abuso verbal ou físico no trabalho”, sublinhou o CEO da Tesco no Reino Unido, Ashwin Prasad, destacando que o investimento visa proteger os motoristas e “liderar o combate ao crime no retalho”.

A empresa manifestou apoio ao Crime and Policing Bill, que introduz uma nova infração específica de agressão a trabalhadores do comércio. A Tesco defende, contudo, que os motoristas de entregas online devem também ser incluídos no âmbito da lei, como já acontece na Escócia, onde as agressões a motoristas diminuíram 60%.

 

Nos últimos quatro anos, a Tesco investiu dezenas de milhões de libras em segurança, incluindo vigilância reforçada, renovação do seu Security Hub em Daventry e instalação de sistemas de proteção física. Em 2026, está previsto um alargamento da iniciativa a mais locais de entrega.

Em setembro, a cadeia britânica disponibilizou ainda a todos os colaboradores no Reino Unido uma aplicação gratuita de segurança pessoal, que permite monitorizar percursos e emitir alertas em caso de perigo.

 

Trabalhadores da H&M vão passar a usar bodycam. Saiba porquê

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever