O Grupo Retail Mind anunciou que está a desenvolver quatro novos retail parks em Portugal, com inaugurações previstas para os próximos dois anos, até janeiro de 2027.
Os empreendimentos vão localizar-se em Felgueiras, Ponta Delgada, Póvoa de Varzim e Cantanhede e representam um investimento total de mais de 150 milhões de euros, indo originar cerca de 2.000 postos de trabalho diretos e indiretos.
Os diferentes projetos, com mais de 50 mil metros quadrados acumulados de área bruta locável (ABL) e 45 lojas, vão ter “um impacto significativo no tecido social e económico das regiões em que estarão inseridos”, enaltece o comunicado de imprensa.
A comunicação dá também conta de que, após experiências de sucesso em Monção, Ponte de Lima, Évora e Alcantarilha, a empresa avança para outros projetos, face ao crescente interesse por este formato.
“É um modelo que permite maior comodidade ao cliente. No pós-Covid acentuou-se a necessidade das pessoas fazerem compras em espaços mais amplos, com entrada e saída de loja mais prática, diretamente para o exterior. Há mais segurança, facilidade e conveniência”, afirmou o CEO do grupo, Vítor Rocha.
Póvoa de Varzim
O retail park da Póvoa de Varzim será o maior dos quatro empreendimentos e um dos maiores de Portugal na sua categoria, avança a nota de imprensa, tendo uma ABL de cerca de 21.000 m2, ocupando um terreno de 45.000 m2 na Avenida do Mar, junto ao parque da cidade. Terá cerca de 550 lugares de estacionamento e 20 lojas, 80% das quais já comercializadas, contando com um Aldi como “âncora” no segmento alimentar.
As obras do projeto vão arrancar no primeiro trimestre de 2025 e o empreendimento vai abrir ao público até ao final de 2026.
Felgueiras
O Felgueiras Retail Park vai nascer nas antigas instalações da Belcor, com 11.000 m2 de ABL e inauguração prevista para o primeiro semestre de 2025. O projeto, de utilização mista, com investimento da Europar, está 100% comercializado, compreendendo oito lojas – entre as quais Aldi, Max Mat, Rádio Popular, Espaço Casa, Fábrica dos Óculos e JYSK -, um posto de combustível (Q8) e uma zona destinada a habitação, contemplando 104 apartamentos em condomínio privado.
Cantanhede
O Cantanhede Retail Park vai abrir até final de 2025 na Estrada Nacional 234, junto à Expofacic, com cerca de 6.000 m2 de área bruta locável. O empreendimento já se encontra totalmente comercializado e contará com seis lojas: Pingo Doce, Rádio Popular, Espaço Casa, JYSK, Burger King e uma farmácia.
Ponta Delgada
O Azores Retail Park representa a entrada da empresa no arquipélago dos Açores, com a primeira pedra deste projeto, com cerca de 15.000 m2 de ABL, a ser lançada no passado dia 22 de novembro, contemplando 11 lojas com cerca de 50% de market entries, ou seja, marcas que estarão pela primeira vez presentes na região. FNAC, Fábrica dos Óculos e JYSK são algumas dessas novidades, entre presenças de relevo como Continente, Worten ou SportZone, a par de 800 lugares de estacionamento.
A comunicação avança que estará totalmente comercializado e tem abertura prevista para o primeiro trimestre de 2026.
Veja aqui as imagens dos novos empreendimentos logísticos.