Quantcast
o retalhista

O poder do Soft Power criativo

retalhista

Os grandes grupos de marcas de FMCG estão a apostar em força na monotorização das Redes Sociais. Não é só a presença e como deve ser essa presença, como era há um par de anos (mesmo assim aqui deixamos algumas dicas atuais), mas também a monotorização do que se anda a falar pelo social network dessas marcas passou a ser fulcral.

Já aqui dei esta notícia há algumas semanas, mas só há poucos dias tive oportunidade de ver ao vivo o que esta empresa está a fazer em Portugal – e não só, pois é o 20º país a ter esta ferramenta. E é muito interessante o que se pode desenvolver. Enganem-se os que pensam que é apenas uma espécie de Big Brother…

 

retalhista2

É mais uma espécie de Soft Power. Uma ferramenta de marketing, um investimento em pessoas, em formação, em tecnologia e em algo que não dá retorno a curto prazo mas que é cada vez mais necessário para conquistar e fazer o tal engagment com os consumidores.

 

A minha questão é saber se a maioria das empresas têm possibilidade deste tipo de soft power, se têm poder e encaixe financeiro para investir em algo que poderá dar frutos apenas passados alguns meses, por vezes, muitos meses.

É assustador, mas a economia parece estar a regular-se assim. Os investimentos têm de ser feitos, porque ninguém pode ficar para trás, mas se depois há retorno ou não, é uma grande incerteza. Mal comparado é quase com as promoções no retalho, não acham?

 

Claro que para ter a clarividência de como dar a volta a este grande problema dos tempos atuais é preciso ser criativo. Não há volta a dar! Criativo nos recursos, criativo nas soluções, criativo na gestão financeira. E quer saber como deve ser mais criativo? Sendo que a curiosidade é uma das ferramentas principais!

Ou ainda melhor, como levar o seu cérebro a ser mais criativo, num truque simples. E ainda damos esta pista, ou exemplo, para o ajudar mais.

 

E como dizia Steve Jobs: “Stay Young, Stay Foolish”. Uma frase ótima para se ter na parede de um escritório e que nos últimos tempos parece andar arredada de muitos lados, inclusive da Apple…

p.s.- Não sei se concordam comigo, mas com a sua performance ao longo dos últimos meses e em pleno maio, a distinção de “empregado do mês” bem que podia ser atribuída ao São Pedro. Queremos verão! E o consumo preciso disso!
Filipe Gil – Diretor Editorial Distribuição Hoje
O Retalhista volta na próxima segunda-feira.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever