E hoje só poderia falar de futebol, certo? Mas não vou escrever sobre o que está a pensar. Até porque não queremos ferir sensibilidades e estamos aqui para sermos imparciais e com clubismos à parte. Queria falar sim de futebol mencionando a equipa de todos nós: a selecção nacional.
O Campeonato da Europa está à porta e com isso uma série de ações estão a tomar lugar, sendo que o consumo é sempre afetado positivamente pela progressão da equipa nacional…
Mas mesmo antes de desejos, mais ou menos contidos, temos que analisar o bom que é para a economia sermos um dos países a participar na fase final do Campeonato da Europa que irá decorrer em França. O marketing nestas alturas mexe-se, o dinheiro rola como o esférico e a economia anda para a frente.
Não sou economista, mais adivinho que junho de 2016 seja um bom mês para várias categorias que irão crescer. Assim queiram também Fernando Santos e os seus púpilos.
O “Retalhista” ainda é da geração que ficava a ver as outras seleções a jogarem os Campeonatos da Europa (e do Mundo). Felizmente nas últimas duas décadas temos sido assíduos nestas competições e isso tem dado dinâmica também ao setor do retalho.
Mais campanhas no Ponto de Venda. Mais passatempos, mais interação com o consumidor. O futebol move paixões e move também montanhas. Agora, com 10 milhões cá dentro e mais alguns lá fora a puxarem por uma cor (ou melhor duas) estou certo que o futebol vai fazer o seu grande papel e ajudar a economia a crescer. Precisamos disso!
Ainda sobre futebol, vai ser curioso saber como as marcas e retalhistas vão “aproveitar” o futebol para comunicarem nas redes sociais. E ali podem ganhar o tal “engagment” (talvez a palavra do ano para os profissionais do retalho) com o consumidor.
Ficarão passivamente à aguardar que os consumidores coloquem a sua “felicidade” ou “frustração” ou irão estar ao lado do consumidor, independentemente dos resultados? Criatividade é necessário. E as redes sociais, nestes momentos emotivos podem fazer a diferença. Quem achar que não, só lhe resta ficar na bancada a ver os outros “jogar”. Estão preparados senhores Retalhistas?
Entretanto, deixamos algumas dicas que o podem ajudar neste desafio. O Instagram mudou. Sim, mas não foi apenas o logotipo e o design, veja as alterações que podem ter um impacto sério nas visualizações da sua marca ou ação. E ainda mais novidades sobre o Snapchat. É mesmo uma rede social para levar a sério.
E ainda deixamos a lista das pessoas mais criativas de 2016 – para os norte-americanos, claro! Que lhe sirva de inspiração, que estamos todos a precisar. Boas leituras! Ah, e para não acharem que o futebol vai retirar alguma produtividade às vossas equipas, deixo uma ajuda: uma playlist de músicas para sermos mais produtivos. Para todos!
Agora sim, até à próxima segunda.
Filipe Gil – Diretor Editorial Distribuição Hoje
O Retalhista volta na próxima segunda-feira.