Microsoft, Sonae e Google são as empresas mais bem classificadas no ranking Merco Talento Universitário Portugal 2025, divulgado esta quinta-feira, 5 de fevereiro.
O estudo, que reúne as 100 melhores empresas para trabalhar em 2025 segundo a avaliação dos universitários, coloca a Microsoft em 1º lugar, seguida pela Sonae e Google, respetivamente nos 2º e 3º postos. O top 10 inclui ainda o Super Bock Group, Mercadona, BMW, CUF, IKEA, Nestlé e EDP.
De acordo com o comunicado de imprensa, o Merco Talento Universitário tem como objetivo fornecer informações sobre as avaliações dos estudantes do último e penúltimo ano de licenciatura, incluindo sua opinião sobre os cursos que frequentam e os serviços de emprego da universidade (fatores que influenciaram a escolha, grau de satisfação, etc.).
Além disso, o estudo explora as preferências profissionais dos estudantes, como setor, tipo de empresa e expectativas salariais, assim como aspetos relacionados à procura de emprego, como fontes de informação sobre empresas e critérios valorizados na escolha de um empregador.
Segundo Vanessa Sequeira, Country Manager da Merco em Portugal, os resultados “mostram que os jovens valorizam cada vez mais a conciliação, o desenvolvimento profissional e a reputação das empresas. Estes fatores são hoje determinantes na escolha das empresas onde querem trabalhar. Para as organizações, este é um claro sinal da importância para investir nas pessoas, na cultura e em ambientes de trabalho que promovam crescimento e bem-estar”.
A metodologia do estudo baseou-se numa amostra de 1.074 universitários, dos quais 94% são de nacionalidade portuguesa e 6% estrangeiros, abrangendo estudantes de várias fases do ensino superior

iStock
