A Periquita acaba de renovar a sua imagem e lançar uma nova campanha multimeios. Sob o mote “Moderno desde 1850”, as iniciativas pretendem homenagear os 174 anos de história da marca e reforçar a identidade e posicionamento da marca.
A empresa de vinhos, lançada em 1850, afirma que a nova imagem “faz recordar, e é inspirada, nas primeiras edições desta marca, onde é destacado o brasão, as cores e os materiais”.
Para António Maria Soares Franco, Co-CEO da José Maria da Fonseca, “a marca Periquita é, sem dúvida, a espinha dorsal do portefólio da José Maria da Fonseca. É uma marca que tem conseguido adaptar-se ao longo dos anos com uma presença contínua, quer em Portugal como no mundo. Vendemos para mais de 70 mercados, como o Brasil, Suécia, Estados Unidos, Canadá e toda a Europa, o que faz do Periquita um dos vinhos portugueses mais exportados. Com isto, queríamos desenvolver uma campanha que transmitisse a sua história, o legado e, acima de tudo, que refletisse a capacidade de modernização e evolução do Periquita, desde o seu primeiro dia”.
“Este rebranding foi um trabalho profundo e cirúrgico de análise detalhada do que foi e é identitário da marca Periquita, desde a sua criação até aos dias de hoje, em todos os mercados em que está presente. Mantivemos e consolidamos a forte ligação que a marca e os seus icónicos produtos têm com o seu consumidor, que atravessa gerações, culturas e continentes, uma vez que é a marca portuguesa mais antiga de vinhos engarrafados. Tornamos, assim, a marca mais contemporânea e ainda mais próxima do seu público”, afirmou Diogo Gama Rocha, fundador e diretor-geral da Omdesign, empresa responsável pela nova imagem da marca.
A acompanhar a nova imagem, é lançada uma campanha que reflete a “bagagem histórica desta marca que tem acompanhado gerações ao longo dos tempos”. De acordo com o comunicado de imprensa, tem como objetivo promover “a modernização e a evolução da marca”, ilustrando elementos históricos “a conviver em harmonia com a contemporaneidade”.

Direitos Reservados
A campanha teve como base do seu storytelling a ideia de que “se fizermos uma viagem no tempo, é provável que encontremos uma viagem de Periquita”.
“São 174 anos de história de um vinho que acompanhou as grandes mudanças do mundo que conhecemos, que esteve tanto à mesa de reis como do povo. Que assistiu a ditaduras e revoluções”, lê-se na nota de imprensa.
Segundo a comunicação, em termos visuais, a campanha apresenta uma estética de 1850, com uma imagem mais vintage de outros tempos, em contraste com alguns elementos modernos, “criando um twist visual na campanha”.
A campanha vai estar disponível durante 1 ano e será desenvolvida nos seguintes meios comunicacionais: imprensa, redes de mupis, online (Youtube, Facebook, Instagram e Tiktok) e no ponto de venda.

Direitos Reservados
