Quantcast
Pessoas

Lidl vai canalizar 326 mil euros para o bem-estar da população sénior

Lidl vai canalizar 326 mil euros para o bem-estar da população sénior Direitos Reservados

A compra de bacalhau nas lojas Lidl traduziu-se em apoio social, com a entrega de 326.100 euros a três instituições que trabalham para o bem-estar da população sénior: a Associação Coração Amarelo, a Cruz Vermelha Portuguesa e a RUTIS – Rede de Universidades da Terceira Idade.

De acordo com o comunicado de imprensa, no âmbito da iniciativa, cada uma das três instituições irá receber 108.700 euros, destinados ao desenvolvimento de projetos focados no combate à solidão, no reforço dos apoios ao domicílio e na promoção da inclusão digital.

 

“Este resultado é uma prova inequívoca de que os nossos clientes valorizam uma compra com propósito. Ver o nosso bacalhau – um produto central no Natal – a transformar-se num motor de solidariedade e sustentabilidade, é a prova de que iniciativas como esta valem mesmo a pena”, destacou Vanessa Romeu, Diretora de Corporate Affairs do Lidl Portugal, acrescentando:

E continua: “apenas na última década, já investimos mais de 1 milhão de euros em projetos dedicados à população sénior, promovendo a autonomia, o bem-estar, a participação comunitária e o acesso a oportunidades de aprendizagem ao longo da vida”.

 

Com o apoio monetário, a Associação Coração Amarelo irá reforçar o seu programa de apoio e companhia a pessoas séniores em situação de solidão, através de visitas presenciais, acompanhamento regular e apoio no transporte dos utentes, contribuindo para a redução do isolamento e para a promoção da inclusão comunitária.

O donativo do Lidl à Cruz Vermelha Portuguesa permitirá financiar o projeto “Bragança, Jovem Contigo”, reforçando o apoio direto a pessoas séniores através da entrega de bens essenciais, ações de promoção da saúde, atividades intergeracionais e iniciativas de literacia.

 

O projeto inclui ainda o reforço de recursos humanos, logística, monitorização e comunicação, assegurando o acompanhamento de cerca de 800 seniores. Este apoio possibilita a expansão da intervenção de 26 para 114 aldeias num distrito particularmente marcado pela desertificação e pelo envelhecimento demográfico.

Em Seia, o projeto “Netos de Companhia”, desenvolvido pela Delegação da Cruz Vermelha desde 2021, atua no combate ao isolamento e à solidão dos seniores através de uma unidade móvel que assegura acompanhamento psicossocial, visitas regulares e atividades de estimulação cognitiva e sociocultural. Atualmente presente em oito localidades, a iniciativa será alargada, com o “Kit +Companhia Lidl”, a cerca de 50% dos seniores das 21 freguesias do concelho.

 

O apoio do Lidl à RUTIS – Rede de Universidades da Terceira Idade permitirá uma expansão da Universidade Sénior Virtual (USV), reforçando-a como uma plataforma digital mais robusta e acessível para a partilha de conhecimento e a interação social.

A iniciativa solidária de Natal do Lidl decorreu entre 10 de novembro e 7 de dezembro. Durante este período, por cada embalagem de bacalhau com certificação MSC vendida, o Lidl doou 1 euro para apoiar projetos dedicados à população sénior.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever