Quantcast
Retalho

Jerónimo Martins adquire participação em empresa norueguesa de produção de bacalhau

Jerónimo Martins adquire participação em empresa norueguesa de produção de bacalhau iStock

A Jerónimo Martins Agro-Alimentar vai entrar no capital da norueguesa Norcod, adquirindo 18,06% da empresa de produção de bacalhau em aquacultura, anunciou esta quinta-feira, dia 13 de novembro, a companhia nórdica.

De acordo com o comunicado, a Norcod agendou uma assembleia-geral extraordinária para cerca de 26 de novembro, na qual será submetido a votação um aumento de capital de 157 milhões de coroas norueguesas (13,46 milhões de euros), montante que corresponde ao investimento da Jerónimo Martins Agro-Alimentar na empresa.

 

Segundo a empresa nórdica, o investimento representa “um marco importante” para a Norcod, acelerando de forma significativa a sua trajetória de crescimento, reforçando a estrutura acionista e abrindo caminho para uma potencial parceria estratégica de longo prazo com um dos grupos de retalho alimentar mais respeitados e bem-sucedidos da Europa.

A comunicação também enfatiza que esta injeção financeira dará suporte aos planos de expansão da companhia e aproximará a empresa da produção em larga escala de bacalhau em aquacultura. Além disso, a Norcod também refere que a entrada da Jerónimo Martins como acionista estratégico constitui um “forte endosso” à visão, ao modelo de negócio e ao potencial de longo prazo da empresa.

 

A empresa da Noruega sublinha ainda que a ampla presença da Jerónimo Martins no retalho – através da Biedronka na Polónia, do Pingo Doce em Portugal e da Ara na Colômbia – abre acesso a uma plataforma internacional de distribuição em grande escala.

O comunicado refere igualmente que o conselho de administração da Norcod irá propor à assembleia-geral extraordinária a nomeação de António Serrano, CEO da Jerónimo Martins Agro-Alimentar, como novo membro do conselho de administração da Norcod.

 

Para António Serrano, “este investimento está em linha com a nossa visão a longo prazo relativamente à produção inovadora de proteína animal, num contexto de elevada pressão sobre as populações de peixes selvagens, nomeadamente de uma espécie tão controlada como o bacalhau. Para a nossa empresa, investir em formas mais sustentáveis ​​de produção alimentar é uma prioridade”.

“Estamos muito satisfeitos em receber a Jerónimo Martins Agro-Alimentar como acionista estratégica da Norcod. A reputação, a escala e a experiência do Grupo no setor alimentício – aliadas a um profundo compromisso com a sustentabilidade – fazem dela uma parceira excecional para nós. Este investimento não só fortalece o nosso balanço patrimonial, como também amplia significativamente o leque de oportunidades estratégicas”, afirmou Christian Riber, CEO da Norcod.

 

 

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever