O Grupo Ingka anunciou o espanhol Juvencio Maeztu, atual vice, como novo CEO e presidente global do Grupo, sucedendo Jesper Brodin, que após oito anos, abandonará o cargo.
Maeztu, que assumirá o cargo a partir de 5 de novembro, será o primeiro presidente não sueco da empresa, sendo que o espanhol está na IKEA há quase 25 anos, tendo ingressado na empresa em 2001 como diretor de lojas na Espanha (especificamente em Madrid e Sevilha, entre outras unidades).
Nos últimos anos, ocupou diversos cargos na multinacional sueca, incluindo o departamento de gestão financeira. É formado em Economia e possui MBA pela IESE Business School.
Nascido em Cádiz, o novo homem-forte da IKEA é reconhecido por sua forte liderança e espírito empreendedor, além de possuir vasta experiência em lojas e retalho . “Estamos a trabalhar para tornar a IKEA mais acessível e mais sustentável, com base na tripla dimensão climática, social e uma vida melhor em casa”, enfatizou.

“Estou profundamente grato pela confiança depositada em mim e tenho orgulho de continuar a construir o caminho que Jesper e outros antes dele pavimentaram. Temos a oportunidade de ampliar a essência da IKEA e desempenhar um papel ainda mais importante na vida doméstica ao redor do mundo”, atirou.
Por sua vez, Lars-Johan Jarnheimer, Presidente do Conselho de Supervisão da Ingka Holding, acredita que “Juvencio tem uma vasta experiência na IKEA e no negócio de varejo , e sei que sua liderança é idealmente adequada às oportunidades e desafios do futuro”.
Relembre-se que Brodin, anunciou que iria dar novo rumo à sua vida profissional “Após 30 anos inspiradores na IKEA, os últimos oito como CEO , tomei a decisão de mudar de rumo. Ao fazer isso, tenho orgulho de como superamos desafios sem precedentes nos últimos anos, sempre guiados por nossa cultura e valores”, enfatiza Jesper Brodin.
Brodin permanecerá na empresa até o final de fevereiro de 2026. Ele continuará contribuindo como consultor senior da Fundação IKEA, entre outras funções.
“Penso que a minha trajetória na IKEA é simbólica de como a empresa desenvolve as suas pessoas”

D.R.
