A Nestlé inaugurou recentemente a sua primeira loja própria para atendimento ao público, a The Good Store. Para perceber melhor o porquê da aposta neste tipo de espaço físico, estivemos à conversa com João Castanheira, responsável comercial da marca em Portugal, que nos explicou o projeto e o que pretendem com o mesmo.
Confira nas próximas linhas as explicações do responsável da Nestlé.
O que motivou a Nestlé Portugal a transformar um espaço interno numa loja aberta ao público?
Esta abertura era algo pedido há muito tempo pelos nossos consumidores e quisemos satisfazer esse desejo, reforçando o nosso compromisso de nos mantermos ao lado dos portugueses (agora ainda mais perto), com um espaço inspirador e multifuncional, criado para fornecer produtos saborosos, nutritivos e acessíveis para pessoas em todas as fases da vida, enquanto as inspiramos a desfrutar de alimentos que contribuam para a sua saúde. Quisemos abrir este espaço ao público, que anteriormente era apenas destinado aos nossos colaboradores, para estabelecer uma maior partilha e proximidade com a nossa Comunidade envolvente, disponibilizando, não só os produtos Nestlé, como de outras empresas do Grupo, mas, também, de instituições, como a Semear, apoiando-as e dando-lhes visibilidade através dos nossos canais.
Qual é o objetivo estratégico por trás da criação da The Good Store? Esta abertura está alinhada com uma tendência global da marca?
A abertura da The Good Store reflete o propósito estratégico da Nestlé de reforçar a proximidade com os consumidores portugueses, promovendo maior acessibilidade aos seus produtos e do seu portfólio, e criando uma experiência imersiva e sensorial. Além disso, está alinhada com o compromisso da empresa de melhorar a qualidade de vida das pessoas através da alimentação em todas as fases da vida.
Porque decidiram apostar agora neste modelo de loja própria e não através de parceiros de distribuição?
A decisão surge como resposta a um desejo antigo dos consumidores de terem acesso direto aos produtos Nestlé num espaço dedicado. Neste local, os visitantes poderão ter acesso ao vasto portfólio da marca dentro das suas diversas categorias e das suas 90 marcas, num modelo que permite à empresa criar uma experiência de marca inovadora e diferenciada, oferecendo um atendimento personalizado e iniciativas que são desenvolvidas especificamente para este espaço e que se encontram totalmente alinhadas com o ADN da Nestlé, aproximando ainda mais os portugueses de uma marca que está presente há mais de 100 anos no nosso país.
Como é que The Good Store se integra com os restantes canais de venda da Nestlé, como supermercados e comércio online?
A The Good Store complementa os canais tradicionais de venda, funcionando como um ponto de contacto direto entre a marca e os consumidores. Enquanto os supermercados e o comércio online continuam a ser os principais canais de distribuição, esta nova loja física oferece uma experiência única e personalizada, que valoriza a relação com os produtos e a marca, criando um espaço para interações mais personalizadas.
O que distingue a experiência de compra na The Good Store em relação a outros pontos de venda tradicionais?
A experiência na The Good Store destaca-se pela abordagem imersiva e sensorial, com atendimento personalizado, degustações, workshops e ativações de marca. Além disso, o espaço promove a inovação, oferecendo um ambiente multifuncional que vai além da compra tradicional, ao proporcionar momentos de interação adaptados ao consumidor.
Que papel têm os workshops, degustações e ativações de marca na estratégia da loja?
Estas iniciativas desempenham um papel central na estratégia da loja, pois ajudam a criar uma ligação emocional e educativa com os consumidores. Os workshops e degustações permitem explorar os produtos de forma prática e sensorial, enquanto as ativações de marca reforçam o posicionamento da Nestlé como uma empresa inovadora e próxima das necessidades dos consumidores.
Como esperam que os consumidores interajam com a marca neste novo espaço?
Espera-se que os consumidores vejam a The Good Store como um local de descoberta e envolvimento com a marca, onde podem experimentar novos produtos, e ter acesso a todo o nosso portfólio, aprender mais sobre nutrição e sustentabilidade, e participar em atividades que valorizem a sua experiência de compra.
Há alguma tecnologia ou inovação implementada na loja que represente um diferencial no setor da distribuição?
A inovação está presente em diversas vertentes neste novo espaço. Além da inovação dos nossos produtos, como é o caso do mais recente lançamento de KITKAT Tabletes, a The Good Store foi concebida para oferecer uma experiência mais imersiva, sensorial e diferenciadora, refletindo o compromisso da Nestlé com a inovação. Desde o atendimento personalizado, à arquitetura da loja, idealizada para melhorar a experiência do cliente, a integração de experiências digitais e sensoriais dentro da loja reforça a ideia de envolvimento profundo com a marca. O cliente é convidado a sentir, explorar e interagir com os produtos de formas inovadoras, tornando a experiência de compra num momento de descoberta e prazer.
Planeiam abrir mais lojas The Good Store noutras localizações em Portugal?
Atualmente, o nosso principal objetivo é oferecer aos consumidores uma experiência diferenciada, envolvente e exclusiva na The Good Store, em Linda-a-Velha, fortalecendo a ligação da Nestlé com a comunidade local.
Como medirão o sucesso desta nova aposta? Quais serão os indicadores-chave?
O sucesso desta nova aposta será dar resposta ao desafio anteriormente lançado pelos consumidores para a existência deste espaço. A adesão dos consumidores às iniciativas e ativações na loja, o seu nível de satisfação e o impacto na perceção da marca serão, certamente, os indicadores que nos irão permitir medir o sucesso desta nova aposta, que acreditamos que será um verdadeiro sucesso junto da comunidade.

D.R. Nestlé Portugal 






















