A Tetra Pak inaugurou em Cholet, França, um novo Centro de Desenvolvimento de Produtos (PDC) para acelerar a inovação e melhoria da produção de alimentos em pó.
De acordo com o comunicado de imprensa, com 340 m², o novo centro dispõe de uma unidade piloto totalmente equipada, com linhas de produção modulares e tecnologias avançadas de manipulação de pós.
Além disso, a nova infraestrutura inclui ainda um laboratório de testes dedicado à garantia de qualidade, conformidade e otimização dos processos.
Segundo a empresa, o novo centro permite aos produtores de alimentos e bebidas em pó:
- Validar receitas e processos antes da produção industrial, reduzindo erros e melhorando a qualidade do produto;
- Diminuir custos de desenvolvimento e perdas de produto, aumentando o rendimento e acelerando a entrada no mercado;
- Testar ingredientes sensíveis ou de alto valor em condições quase idênticas às da produção real, minimizando desperdícios e paragens dispendiosas;
- Cumprir metas de sustentabilidade através de métodos de processamento mais eficientes e com menor consumo de recursos
![]()
Desde a caracterização das matérias-primas e formulação até à simulação em escala piloto e expansão industrial, o comunicado enfatiza que o centro apoia os fabricantes em todo o ciclo de inovação, do protótipo ao produto final.
Com uma biblioteca de mais de 6.000 amostras de pó e equipamentos de teste especializados, o laboratório permite uma avaliação detalhada das propriedades e do comportamento dos pós em diversas aplicações, incluindo laticínios, bebidas, gelados, proteínas de soro e nutrição funcional.
Para ampliar o acesso, todos os testes podem ser acompanhados remotamente através de transmissão em direto em alta definição, com interação em tempo real e relatórios detalhados após cada ensaio. Os clientes recebem gravações, dados técnicos e amostras de produto, independentemente da sua localização.
Para Charles Brand, vice-presidente executivo de soluções de processamento e equipamentos da Tetra Pak, “os produtos formulados em pó fazem hoje parte das dietas diárias dos consumidores, com a procura a crescer rapidamente por bebidas fortificadas, nutrição especializada e suplementos proteicos”.
E continua: “os consumidores procuram opções mais saudáveis, práticas e sustentáveis, mas também mais variedade e qualidade. Para os produtores, isso implica inovação constante, expansão rápida e execução impecável. O nosso novo centro de desenvolvimento foi criado precisamente para os ajudar a atingir esses objetivos”.

Direitos Reservados
