Quantcast
Produção

Nestlé patenteia método inovador para produção de chocolate

iStock

Nestlé registou uma patente para um novo método de produção de chocolate que pode utilizar até 30 % mais do fruto do cacau, aproveitando partes normalmente descartadas, como a polpa, placenta e casca da vagem, mas mantendo o sabor característico da barra de chocolate.

No processo tradicional, apenas as sementes (favas) são usadas, enquanto cerca de 70% do fruto vai para o lixo. A nova técnica transforma todo o conteúdo da vagem numa massa húmida fermentada, que depois é moída, torrada e seca para criar flocos de chocolate utilizáveis na indústria.

 

A inovação responde às perturbações na cadeia global de abastecimento de cacau, agravadas por alterações climáticas, doenças nas culturas e custos elevados da matéria-prima. A técnica permite rentabilizar cada colheita, reduzir o desperdício e libertar tempo para que os agricultores reforcem práticas agrícolas fundamentais, como a poda — fatores que contribuem para aumentar a produtividade no futuro.

Louise Barrett, diretora do Centro de Investigação e Desenvolvimento da Nestlé para a confeitaria, no Reino Unido, reforça que o projeto se encontra em fase piloto mas há já planos para escalá-lo. A técnica foi desenvolvida no centro de confectionery R&D de York, Inglaterra.

 

Esta iniciativa indica o abre portas para o futuro da indústria de produção de chocolate. Em vez de recorrer a ingredientes alternativos, a Nestlé está a apostar em inovação para aumentar a eficiência e sustentabilidade da produção tradicional. O projeto abre caminho para um modelo de produção de chocolate mais resiliente, económico e sustentável.

Nescafé antecipa metas e já adquire 32% do café a produtores sustentáveis

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever