Quantcast
Sustentabilidade

Vodka em garrafa de papel? Absolut passa teste com sucesso

D.R.

A Absolut Vodka anunciou recentemente ter concluído com sucesso um teste de embalagem em papel. Segundo o explicado, a marca utilizou uma nova embalagem estando satisfeita com os resultados obtidos.

A tentar encontrar uma solução para que a sua garrafa seja totalmente de base biológica, também a tampa usa papel, sendo que esta resultou de uma colaboração com a Blue Ocean Closures, uma startup sueca que formou uma comunidade pioneira para reduzir o uso de plástico através de inovação em embalagens de fibra.

 

Mas será que esta ‘invenção’ é eficaz? Pois bem, a garrafa e a tampa completaram o seu primeiro teste num evento em maio, sendo colocadas à prova por uma comunidade de bartenders, disse a subsidiária da Pernod Ricard em comunicado. O piloto foi conduzido no evento ‘Absolut The Map’ com foco na avaliação da funcionalidade da tampa em situações da ‘vida real’.

Lars Sandberg, CEO da Blue Ocean Closures, comentou: “Estamos orgulhosos da parceria com a Absolut Vodka, líder em inovação de embalagens, para dar vida à tampa de papel. “A verdadeira mudança deve ser um esforço coletivo, e estamos animados para aprender com o feedback recebido pelos bartenders que participam deste teste”, assegurou.

 

Relembre-se que, em 2023, a gigante da vodca lançou a ‘Absolut Paper’ em colaboração com a Paboco (Paper Bottle Company) e testou com sucesso as garrafas de papel de molde único em lojas Tesco selecionadas no Reino Unido.

Louise Werner, diretora de embalagens futuras da Absolut, explicou: “Em 2023, foi desenvolvida a garrafa de papel da Absolut, uma iniciativa pioneira que nos ajudou a expandir os limites em direção à nossa garrafa totalmente de base biológica. No entanto, a última peça do quebra-cabeça ainda estava lá. Criar impacto real é difícil e a mudança só acontece com um esforço coletivo, por isso estamos entusiasmados com a parceria com a Blue Ocean Closures para nos ajudar nessa jornada.”

 

A tampa apresenta um design inovador que combina mais de 95% de fibras certificadas pelo FSC com uma fina barreira de vedação superior feita de plástico. Em breve, a Absolut pretende substituir o plástico na tampa por um material de base biológica para mudar totalmente para materiais renováveis.

Noémie Bauer, diretora de sustentabilidade da Pernod Ricard, afirmou que “este é um novo passo em direção ao futuro das embalagens”, destacando a responsável que a marca continua comprometida em “minimizar o impacto dos nossos produtos e ser transparente sobre esse processo, os testes e as conquistas. Esperamos inspirar o progresso em todo o ecossistema de bebidas, nos impulsionando em direção a um futuro mais sustentável.”

 

Oliveira da Serra lança embalagem sustentável e ‘despida’ de rótulos

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever