A Coca-Cola gerou em 2024 um impacto de 687 milhões de euros na economia portuguesa, equivalente a 0,26% do PIB nacional, segundo o Estudo de Impacto Socioeconómico elaborado pela consultora Steward Redqueen.
Dos 687 milhões de euros gerados, 60 milhões resultaram de forma direta e 627 milhões de forma indireta, através da cadeia de valor que envolve fornecedores, distribuidores e clientes.
De acordo com o estudo, em 2024, os consumidores portugueses gastaram cerca de 837 milhões de euros em bebidas da Coca-Cola, correspondentes à venda de 279 milhões de litros. Por cada euro gasto, 82 cêntimos permaneceram na economia nacional.
“A nossa presença em Portugal há mais de 40 anos demonstra o compromisso com as comunidades onde atuamos. Através da fábrica em Azeitão e de seis delegações comerciais, a Coca-Cola Europacific Partners Portugal (CCEP) deixa uma marca económica e social muito significativa”, explicou Rui Serpa, VP & Country Director da CCEP Portugal.
Já para Ana Cláudia Ruiz, Diretora-Geral da Coca-Cola Portugal, “assumimos um papel central na economia e sociedade portuguesa, liderando um setor fundamental para o país. O nosso compromisso é criar emprego, fomentar riqueza e gerar valor social, promovendo o consumo consciente através de um portefólio diversificado de marcas e bebidas”.
A Coca-Cola é responsável por 12.700 postos de trabalho diretos e indiretos, dos quais 378 são diretos. Por cada emprego direto criado, o sistema gera mais 33 empregos indiretos. Com mais de 40 anos de presença no país, a empresa avançou que realiza compras no valor de 144 milhões de euros a fornecedores nacionais.
A nota de imprensa também sublinhou que a cadeia de valor da Coca-Cola é também um motor de desenvolvimento social e ambiental, operando de forma responsável e em parceria com entidades locais para responder a necessidades concretas.
Entre as iniciativas de inclusão e equidade, destacam-se os programas “BORA Jovens” e “BORA Mulheres”, que já beneficiaram mais de 4 000 participantes, além das ações de voluntariado promovidas pelos colaboradores da empresa.

iStock
