Quase 8 em cada 10 consumidores nos Estados Unidos da América (EUA) que possuem cartões de crédito têm múltiplos cartões, o que torna o estatuto de “top of wallet” — o cartão preferido para efetuar pagamentos — crucial para os emissores de cartões.
De acordo com um estudo recentemente realizado, os consumidores gastam, em média, quase 2.000 dólares por mês com o seu cartão favorito. Este valor é substancialmente superior aos 1.200 dólares gastos com o segundo cartão preferido e aos 900 dólares com o terceiro.
A análise também revelou que a dinâmica do “top of wallet” intensifica-se quando os consumidores possuem três ou mais cartões. Nestes casos, os consumidores concentram o seu gasto num cartão principal, especialmente para compras do dia a dia, em vez de distribuírem os gastos por vários cartões.
A posse de múltiplos cartões aumenta a probabilidade de os consumidores usarem o seu cartão principal com mais frequência. Quase 46% dos consumidores com três ou mais cartões usam o seu cartão principal, pelo menos, duas vezes por semana.
As recompensas e descontos são as principais motivações para os consumidores escolherem um cartão como o seu principal. Cerca de 48% dos consumidores citam esses benefícios como o motivo principal para fazer de um cartão o seu predileto.
Além disso, o relatório também revelou que os consumidores mais jovens, especialmente da Geração Z, têm demonstrado um interesse crescente em controlar melhor os seus gastos e pagamentos. Quase metade dos detentores de cartões da Geração Z afirmam que usariam o seu cartão principal com mais frequência se tivessem a opção de escolher entre várias formas de pagamento durante o processo de checkout.
Os autores do estudo revelam que os dados sublinham a importância do estatuto de “top of wallet” para os emissores de cartões, fornecendo uma visão detalhada sobre como as preferências dos consumidores afetam os seus hábitos de consumo e decisões de pagamento.
Intitulado The Credit Economy: Top-of-Wallet Credit Cards, este estudo, uma colaboração entre PYMNTS Intelligence e i2c, analisou as preferências e comportamentos dos consumidores na escolha e uso dos seus cartões de crédito principais. A investigação foi realizada com 2.275 consumidores dos EUA em março de 2025.
 

iStock
