A JD Sports Fashion anunciou um acordo global com a plataforma digital Commercetools que vai permitir aos consumidores dos EUA realizar compras com um único clique através de plataformas de inteligência artificial (IA), como Copilot, Gemini e ChatGPT.
A iniciativa arranca nos EUA e recorre à Agentic Commerce Suite (ACS) para ligar pesquisas baseadas em IA a processos de pagamento e checkout.
Numa primeira fase, a funcionalidade será disponibilizada através do Microsoft Copilot, sendo posteriormente alargada a outras grandes plataformas de modelos de linguagem, como o Gemini, da Google, e o ChatGPT, da OpenAI.
A JD Sports passa assim a permitir que os consumidores encontrem e comprem produtos diretamente nestes ambientes digitais, que funcionam como um “balcão único”, integrando pesquisa, seleção e pagamento.
Em comunicado, a empresa sublinhou que, à medida que os grandes modelos de linguagem se tornam mais sofisticados e se expandem para outras regiões além dos EUA, a JD estará bem posicionada para estar na linha da frente do desenvolvimento do chamado comércio baseado em agentes de IA.
“Este anúncio marca o próximo passo na nossa estratégia para transformar o retalho de moda desportiva, utilizando a tecnologia para melhorar a experiência do cliente e estabelecer novos padrões no setor”, referiu a empresa.
“Queremos chegar aos clientes onde as decisões de compra estão a acontecer e tornar o processo simples e imediato”, afirmou CEO do grupo JD Sports Fashion, Régis Schultz, acrescentando que a parceria com a Commercetools e a Stripe permitirá aos utilizadores de plataformas de IA encontrar e concluir compras de forma mais rápida, sem acrescentar complexidade às operações da empresa.

iStock
