O Continente, em parceria com a Automaise, empresa de soluções de Inteligência Artificial (IA), desenvolveu um agente de IA para prestar apoio aos clientes de forma “imediata, eficaz e personalizada”.
De acordo com o comunicado de imprensa, “Mariana” é o primeiro assistente virtual criado para uma cadeia de retalho alimentar em Portugal com este grau de detalhe, personalização e linguagem natural, estabelecendo um novo marco na automação inteligente do setor.
“Mariana” está disponível no Continente Online e na App Cartão Continente, ao serviço dos clientes da retalhista alimentar, elevando o padrão do que se espera de uma assistente virtual.
A nota de imprensa realça também que a nova agente de IA vai além da simples interação com o consumidor, uma vez que consegue compreender necessidades, executar tarefas e resolver pedidos. Da recuperação de cupões à consulta de informações sobre encomendas, garante processos simples, eficazes e disponíveis a qualquer momento.
A comunicação ainda enfatiza que “Mariana” ultrapassa o modelo tradicional de assistente virtual, uma vez que foi criada com recurso a tecnologia inovadora e se trata de uma solução em constante evolução, à qual serão adicionadas novas funcionalidades nos próximos meses.
“A necessidade de escalar o atendimento ao cliente, mantendo um elevado nível de qualidade e personalização, foi o principal motor deste projeto. Queremos dar um nível de serviço de topo a todos os nossos clientes, mas nem sempre conseguíamos ter agentes disponíveis instantaneamente. A “Mariana” é uma evolução nesse sentido, anula a espera do cliente em muitas interações e isso faz com que estejamos mais próximos quando precisam do nosso apoio”, explicou Ricardo Graça Fernandes, Head of Customer Service da MC.
A retalhista avança também que a nova agente de IA foi concebida para proporcionar “uma experiência conversacional fluída e natural”, levando a uma redução dos contactos nos canais tradicionais, como a linha de apoio ou o formulário, aumentando a satisfação dos clientes pela rapidez e clareza das interações.