Quantcast
Economia

Economia cresceu 1,2% no último trimestre de 2015

Depositphotos  m

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, o Produto Interno Bruto (PIB) registou, em termos homólogos, um aumento de 1,2% em volume no 4º trimestre de 2015 (variação de 1,4% no trimestre anterior). Sendo que, para o conjunto do ano, o PIB registou um aumento de 1,5% em volume, após uma taxa de 0,9% no ano anterior, traduzindo um contributo menos negativo da procura externa líquida.

Ainda de acordo com os mesmo dados, foi o contributo positivo da procura interna para a variação homóloga do PIB diminuiu no 4º trimestre, traduzindo, em larga medida, a desaceleração do Investimento.

A procura externa líquida registou um contributo negativo de magnitude inferior à observada no 3º trimestre, refletindo a desaceleração das Importações de Bens e Serviços mais intensa que a das Exportações de Bens e Serviços.

Comparativamente com o 3º trimestre, o PIB registou uma taxa de variação de 0,2% em termos reais (variação nula no 3º trimestre). O contributo da procura interna foi negativo em resultado da redução do Investimento, enquanto a procura externa líquida contribuiu positivamente, devido ao crescimento das Exportações de Bens e Serviços.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever