O Grupo DHL assinou um Memorando de Entendimento com a Boston Dynamics, especialistas em robótica avançada, que pretende acelerar a estratégia de automação entre empresas.
Este acordo baseia-se no sucesso do robô Stretch, desenvolvido para movimentar caixas e já utilizado pela DHL na automatização da descarga de contentores. Com esta nova parceria, está prevista a implementação de mais de 1.000 unidades adicionais do robô em centros de distribuição a nível global.
De acordo com o comunicado de imprensa, a DHL pretende ainda alargar o uso destes robôs a novas funções, como a recolha de caixas, reforçando o seu investimento na automação e inovação logística.
A comunicação avança ainda que acordo representa “um marco significativo” numa parceria já bem-sucedida entre as duas empresas, iniciada em 2018.
A nota de imprensa explica também que, até ao momento, os robôs Stretch atingiram velocidades de descarga de até 700 caixas por hora. Além de aumentarem a eficiência, contribuíram para uma maior satisfação dos colaboradores, ao reduzirem o esforço físico exigido em ambientes difíceis, como contentores com temperaturas extremas.
A parceria entre a DHL e a Boston Dynamics também tem impulsionado o desenvolvimento conjunto de soluções de automação integradas, que combinam transportadores e sistemas de paletização.
O Grupo DHL está a avaliar novas formas de aplicar esta tecnologia noutras áreas de negócio, nomeadamente na separação de caixas — atualmente a atividade que mais exige mão de obra na DHL Supply Chain. Este será o próximo grande avanço para ampliar o impacto do robô Stretch para além da descarga de contentores, reforçando a eficiência e a automatização nas operações.
“Com a nossa agenda de Digitalização Acelerada, estamos empenhados em maximizar o impacto da robótica e da automação em todas as nossas operações e unidades de negócio”, afirmou Sally Miller, CIO Global da DHL Supply Chain.
 E continua: “é uma mudança fundamental que está a remodelar a forma como operamos e a elevar o serviço prestado aos nossos clientes. Através desta parceria alargada com a Boston Dynamics, a DHL assumirá um papel mais ativo na formação e direção do desenvolvimento da robótica, juntamente com parceiros-chave, concentrando-se na criação de soluções mais resistentes, reativas e inteligentes que respondam aos desafios únicos da nossa empresa”.
A DHL avançou ainda que os avanços bem-sucedidos desenvolvidos na divisão Supply Chain vão ser analisados e adaptados para possível aplicação noutras áreas do Grupo, potenciando o seu impacto em larga escala.
De acordo com o comunicado, nos últimos três anos, o Grupo DHL investiu mais de mil milhões de euros em automação apenas na sua divisão de logística contratual. A nível global, a empresa já utiliza mais de 7.500 robôs, 200.000 dispositivos móveis inteligentes e cerca de 800.000 sensores IoT para otimizar as operações, melhorar as condições de trabalho dos colaboradores e gerar valor concreto para os clientes.
Atualmente, mais de 90% dos armazéns da DHL em todo o mundo contam com, pelo menos, uma solução de automatização ou digitalização.

Direitos Reservados
