A Dachser inaugurou oficialmente o novo Corporate IT Hub Portugal, localizado no edifício ICON Douro, no Porto. O espaço, com cerca de 750 m² no segundo piso, passa a reunir 67 colaboradores de oito nacionalidades.
De acordo com o comunicado de imprensa, até ao final de 2025, a equipa deverá crescer para 90 profissionais e ultrapassar os 120 até 2026, consolidando o Porto como o segundo maior centro digital da multinacional alemã, a seguir à sede em Kempten, na Alemanha.
Em operação desde o último trimestre de 2024, o Corporate IT Hub Portugal pretende reforçar a capacidade global de inovação e digitalização da Dachser. Juntamente com as unidades de IT da Alemanha, França, Hong Kong e Estados Unidos da América (EUA), este centro desempenha um papel crucial no desenvolvimento e otimização dos sistemas centrais da empresa, que suportam a gestão integrada do transporte e armazenamento, a segurança informática e a implementação da estratégia digital do grupo.
No Porto, a equipa atua em várias áreas estratégicas, com competências em engenharia de software, desenvolvimento front-end e back-end, design UI/UX, análise de dados, controlo de qualidade, infraestrutura cloud e gestão de projetos.
“Para atingirmos o nosso objetivo de nos tornarmos o fornecedor logístico mais integrado do mundo, temos também de ser o mais digitalizado. O Corporate IT Hub em Portugal reforça as nossas capacidades digitais e apoia o crescimento da empresa”, afirmou Stefan Hohm, Chief Development Officer (CDO) da Dachser.
Segundo a nota de imprensa, a escolha de Portugal para instalar o Corporate IT Hub foi uma decisão estratégica. O Porto reúne uma localização privilegiada, proximidade a universidades de referência, um ecossistema tecnológico em expansão e uma elevada qualidade de vida — fatores decisivos para atrair e reter talento qualificado e diversificado.
Segundo Ralf Morawietz, CIO da Dachser, “a cidade do Porto oferece um elevado nível de inovação e competência em tecnologia e cibersegurança, bem como acesso a talento excecional na área das TI. Está, sem dúvida, a caminho de se tornar um dos mais importantes polos tecnológicos da Europa”.
 

Direitos Reservados
