A Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes e Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) divulgou esta semana dados relativos à produção mundial de calçado, mostrando que o volume de produção aumentou 6,9% em 2024.
Porém, entre as novidades, nota-se que dos 23.900 milhões de pares produzidos, 9 em 10 pares são produzidos na Ásia, representando 88% da produção mundial, de acordo com os dados da World Footwear Yearbook.
Examinando em detalhe, a China mantém-se como o principal produtor de calçado, contabilizando 54% da quota global com 13.000 milhões de pares produzidos.
A Índia é o segundo maior produtor mundial, com uma quota de 12,5%, com o Vietname a surgir em terceiro lugar com uma quota de 6,5%.
Para o presidente da APICCAPS, Luís Onofre, estes “são números que devem ser avaliados com cautela”: “Não é razoável que praticamente 90% da produção mundial seja assegurada por produtores asiáticos, quando deveríamos defender práticas de comércio livre, justo e equilibrado”, defende.
Por fim, Onofre destaca que a edição de 2025 do World Footwear Yearbook “confirma Portugal como um dos grandes ‘players’ do setor, em especial no segmento de calçado de couro”.

iStock
