A FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares – vai realizar a 7.ª Conferência para a Competitividade no próximo 22 de maio, com o tema “Alimentar a Economia”.
De acordo com a nota de agenda, o evento terá lugar a partir das 8h30 no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, reunindo diversos especialistas do setor para debater os principais desafios da indústria alimentar e das bebidas com o intuito de impulsionar a economia.
A conferência surge num contexto político e económico de mudança, com temas como a soberania alimentar na Europa e os desafios da cadeia de valor agroalimentar a dominarem a agenda.
A sessão de abertura contará com a presença de Jorge Tomás Henriques, Presidente da FIPA, e do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes. Seguir-se-á a primeira sessão de debate, “A Europa e a soberania alimentar”, com uma intervenção inicial de Raquel Vaz Pinto, Professora da Nova FCSH, e um painel composto por Arlindo Cunha, Professor da Universidade Católica Portuguesa, Eduardo Diniz, Diretor-Geral do GPP, José Romão Braz, Presidente da IACA, e Patrícia Fonseca, Consultora da Presidência da República.
O debate continuará com o tema “Os desafios da cadeia de valor agroalimentar”, com uma intervenção de António Serrano, CEO da Jerónimo Martins Agroalimentar. O painel de discussão contará com a participação de Adolfo Mesquita Nunes, Sócio da Pérez-Llorca, António Casanova, CEO da Unilever FIMA, Catarina Pinto Correia, Sócia da VdA, e José Pedro Salema, Presidente do Conselho de Administração da EDIA.