A Alimentaria está a preparar uma edição com forte relevância estratégica para o setor biológico. De 23 a 26 de março de 2026, o recinto Gran Via da Fira de Barcelona reunirá os principais intervenientes do foodservice, catering e equipamento, numa edição em que a Organic Foods reforça a sua posição como um dos espaços com maior dinamismo e alcance internacional, com a participação de mais de 200 empresas especializadas.
A Organic Foods terá a sua maior expansão em 2026. No pavilhão 5 do recinto Gran Via, 1.450 m² serão dedicados inteiramente ao setor biológico, com mais de 200 marcas e um pavilhão de produtores espanhóis apoiado pelo Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação. Empresas como Biocop, Eurosoy, Gourmet Eco Foods, Hortec, Jijona e Natruly apresentarão um amplo portefólio que inclui pães, cereais, chocolates, cremes, produtos agrícolas certificados e snacks.
A participação internacional incluirá a Jinju Bio Industry Foundation (Coreia) e a Federação Equatoriana de Exportadores, a par de empresas italianas como Vivi Così, Molino Rivetti e Good in Food, e de empresas francesas como Aromatech e Nossa Fruits. Os expositores apresentarão produtos que vão de pães e massas a açaí, farinhas e aromatizantes.
O crescimento da Organic Foods assenta em acordos de colaboração com entidades estratégicas como a Ecovalia, uma das organizações mais influentes na promoção da produção biológica em Espanha; a Asobio, que reúne as principais empresas nacionais que fabricam e comercializam produtos biológicos; e a FIAB, a principal representante da indústria espanhola de alimentos e bebidas.
Segundo Anna Canal, diretora da Alimentaria, “o impulso dos alimentos biológicos é inquestionável, e a Organic Foods tornou-se uma força motriz estratégica dentro da feira. Queremos que esta edição promova novas alianças e aumente a visibilidade internacional das empresas do setor”.
Programa profissional
Uma novidade este ano é o projeto La Plaza Eco, um espaço para conferências, debates e networking onde se promoverão ligações estratégicas entre produtores, distribuidores, especialistas e agentes de mercado. A Plaza Eco acolherá, entre outros, a apresentação de estreia do Relatório Anual 2026 da Ecovalia, que fornece uma visão abrangente do mercado através dos principais dados sobre produção e consumo biológico em Espanha.
Este espaço apresentará também o Relatório de Dados INTERECO 2025, que reúne autoridades de certificação de 16 comunidades autónomas e oferece uma visão global e complementar do sistema ecológico espanhol. O programa incluirá ainda uma mesa-redonda sobre o retalho biológico no mercado internacional, que reunirá representantes da Polónia e dos Emirados Árabes Unidos para analisar modelos de distribuição, comportamento do consumidor e estratégias de expansão em mercados onde os produtos biológicos são particularmente dinâmicos. A sessão permitirá aos participantes partilhar experiências, identificar oportunidades e compreender como a procura evolui em diferentes contextos internacionais de elevado valor estratégico para as empresas do setor biológico.
A Organic Foods 2026 integrará também a Eco Route, que criará um percurso seletivo por todos os expositores da Alimentaria + Hostelco que tenham produtos biológicos no seu catálogo, oferecendo aos profissionais uma visão estruturada de novos lançamentos, tendências e oportunidades-chave neste setor.
O impulso internacional será reforçado com o programa de hosted buyers da Alimentaria + Hostelco, que trará intervenientes relevantes do mercado biológico da Polónia, França, Alemanha, Reino Unido, Áustria, Itália e do Médio Oriente. Quase 600 compradores internacionais já manifestaram interesse neste tipo de produto, consolidando a Organic Foods como um espaço estratégico para expandir ligações comerciais e acelerar o desenvolvimento do setor.
O mercado de alimentos biológicos em Espanha mantém um crescimento sustentado, consolidando-se como um dos segmentos com crescimento mais rápido no retalho generalista. Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação (MAPA) e da Ecovalia, o mercado já ultrapassa os 3.000 milhões de euros. De facto, a presença de produtos biológicos nos lares espanhóis é hoje praticamente generalizada. Quase 70% dos agregados familiares compram algum alimento biológico ao longo do ano, com uma frequência média de oito compras por família, segundo dados da Nielsen, que apontam para uma despesa média anual por habitante de cerca de 66 euros.
A ligar a indústria e a hotelaria do futuro
A Alimentaria+Hostelco, organizada pela Alimentaria Exhibitions, empresa da Fira de Barcelona, prevê a participação de cerca de 3.300 empresas expositoras, que ocuparão 100.000 m² líquidos e 7 pavilhões, praticamente todo o recinto Gran Via da Fira de Barcelona. O evento, que celebra o seu 50.º aniversário, espera receber mais de 110.000 visitantes profissionais, 25% dos quais internacionais, reafirmando a sua liderança como a principal plataforma para negócios, crescimento internacional e networking.

