A Trade Republic, considerada a maior plataforma de poupança da Europa, anunciou que concluiu a sua transformação num gestor patrimonial completo com o lançamento da nova Crypto Wallet.
De acordo com o comunicado de imprensa, a partir de agora, os clientes podem enviar e receber cerca de 50 criptomoedas, fazer staking de ativos como Solana e Ethereum para obter recompensas, além de pagar com cripto utilizando o Cartão Trade Republic, acumulando 2% de Crypto Saveback.
Com esta expansão, enfatiza a comunicação, a Trade Republic posiciona-se entre os primeiros bancos europeus totalmente regulados a oferecer uma funcionalidade cripto completa.
A nota de imprensa também enfatiza que este lançamento representa a terceira nova classe de ativos no seu portefólio, após os “Mercados Privados” e o “Rendimento Fixo”.
“A cripto é a primeira classe de ativos em que não são os bancos, mas sim as pessoas, que definem a tendência”, afirmou Christian Hecker, cofundador da Trade Republic.
E continua: “durante anos, foi alvo de debate, mas hoje já faz parte integrante do sistema financeiro. Fundos de pensões investem em Bitcoin e Ethereum, e empresas como a Tesla mantêm parte dos seus ativos em cripto. A nossa nova Crypto Wallet permite que todos possam transferir, fazer staking e pagar com criptomoedas, tudo dentro da segurança de um banco regulado”.
Com a nova Crypto Wallet, os clientes podem armazenar, comprar, vender e transferir criptomoedas entre carteiras. De acordo com a comunicação, esta funcionalidade oferece aos mais de 10 milhões de clientes da Trade Republic em toda a Europa uma forma simples e segura de utilizar criptoativos num ambiente bancário totalmente regulado.
“Dado que os criptoativos são altamente voláteis e especulativos, investir nos mesmos implica riscos significativos, incluindo o risco de perda total do capital investido”, lê-se na comunicação.
 Em blockchains como a Ethereum e a Solana, as transações são verificadas através do staking. Agora, os clientes da Trade Republic podem participar neste processo, bloqueando as suas criptomoedas para ajudar a proteger a rede e receber recompensas periódicas.
Segundo o comunicado, as recompensas são pagas automaticamente e atualizadas em tempo real, mas não são garantidas e podem variar. Enquanto as criptomoedas estiverem em staking, não será possível vendê-las.
“Portugal está a viver uma adoção cripto cada vez mais madura: os investidores já não procuram apenas especular, mas integrar os ativos digitais no seu dia a dia”, referiu Pablo López, country manager da Trade Republic para Espanha e Portugal.
E continua: “com a nova Crypto Wallet, damos um passo decisivo para que qualquer pessoa possa transferir, pagar e gerar rentabilidade com as suas criptomoedas dentro de um ambiente bancário regulado pelo MiCA. É a forma mais segura e simples de fazer com que o mundo cripto passe a fazer parte real da poupança e do investimento”.

iStock
