Quantcast
Pagamentos

Apagão provocou queda de 15% na atividade económica, revelou Banco de Portugal

iStock

O apagão que afetou Portugal, no passado dia 28 de abril, resultou numa queda de cerca de 15% na atividade económica do país, conforme o indicador diário divulgado pelo Banco de Portugal (BdP).

De acordo com a comunicação do BdP, o impacto do corte de energia foi observável na semana terminada a 4 de maio, com uma taxa de variação homóloga da atividade inferior à observada na semana anterior, refletindo a queda significativa no dia do apagão.

 

O Banco de Portugal explica que este indicador (DEI), divulgado semanalmente no site da instituição bancária, permite detetar alterações repentinas na atividade económica, sendo utilizado para definir respostas políticas mais informadas e direcionadas. É constituído pela monitorização diárias de cinco áreas-chave da economia: tráfego de veículos pesados, consumo de eletricidade e de gás, carga desembarcada nos aeroportos e compras com cartões.

 

No dia do apagão, os dados revelam uma queda de 14,8% na atividade económica, segundo o BdP.

O corte de eletricidade afetou Portugal Continental, Espanha, Andorra e parte do território francês, provocando uma série de transtornos, como aeroportos fechados, congestionamentos nos transportes públicos e no trânsito das grandes cidades, ‘corrida’ aos supermercados e escassez de combustíveis.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever